Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27278
Tipo: | TCC |
Título: | O uso do teorema de Pick no ensino de geometria e na resolução de problemas de olimpíadas |
Autor(es): | Medeiros, Michel Carlos de |
Primeiro Orientador: | Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho acadêmico é discutir como o teorema de Pick pode ser aplicado no ensino de geometria, seja de maneira tradicional ou com o uso de recursos tecnológicos, e na resolução de problemas de olimpíadas de matemática. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de encontrar artigos e livros que abordem o assunto e que possam ser utilizados como referência na elaboração de atividades didáticas identificando as diversas aplicações do teorema de Pick. Além disso, será elaborada uma sequência didática, para uma turma do Ensino Fundamental II, contemplando um conteúdo de geometria (onde seja utilizado o teorema de Pick) toda sequência embasada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Souza (2021), Sé (2016) e outros autores que discutem a temática para que professores possam utilizar o teorema de Pick de forma efetiva em suas aulas. Outra abordagem que será explorada é a resolução de questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) utilizando o teorema de Pick. Serão selecionadas questões que permitam demonstrar a aplicação prática do teorema, de forma a incentivar o seu uso em sala de aula. Para auxiliar no processo de visualização da rede de pontos no plano, ou malha quadriculada, e figuras geométricas, será utilizado o software GeoGebra. Isso permitirá a criação de desenhos precisos e facilitará a demonstração das aplicações do teorema de Pick em atividades didáticas. A pesquisa de questões das provas da OBMEP e a utilização do software GeoGebra serão importantes ferramentas para tornar o aprendizado do assunto mais dinâmico e prático. Esperase que este trabalho contribua para o aprimoramento do ensino de geometria plana e para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes nessa área do conhecimento. |
Abstract: | The object of study of this academic work is to discuss how the Pick's theorem can be applied in the teaching of geometry, either in a traditional way or with the use of technological resources, and in solving mathematical Olympiad problems. Therefore, a bibliographic research will be carried out with the objective of finding articles and books that address the subject and that can be used as a reference in the elaboration of didactic activities, identifying the various applications of Pick's theorem. In addition, a didactic sequence will be developed for a class in Middle School, encompassing a geometry content (where Pick's theorem will be used), with the entire sequence based on the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curriculum Parameters (PCN), Souza (2021), Sé (2016), and other authors who discuss the theme so that teachers can effectively use Pick's theorem in their classes. Another approach that will be explored is the solving of questions from the Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools (OBMEP), using Pick's theorem. Questions that allow for demonstrating the practical application of the theorem will be selected, in order to encourage its use in the classroom. To aid in the visualization process of the network of points on the plane, or grid mesh, and geometric figures, the GeoGebra software will be used. This will allow for the creation of precise drawings and facilitate the demonstration of the applications of Pick's theorem in didactic activities. The research of OBMEP questions and the use of the GeoGebra software will be important tools to make the learning of the subject more dynamic and practical. It is expected that this work will contribute to the improvement of the teaching of plane geometry and to the development of students' skills in this area of knowledge. |
Palavras-chave: | Teorema de Pick - Aplicação em sala de aula Geometria plana Software GeoGebra Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27278 |
Data do documento: | 13-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCM28062023.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.