Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2728
metadata.dc.type: TCC
Title: “As novas tecnologias de informação e comunicação (tics) e a prática pedagógica de professores de educação infantil”
metadata.dc.creator: Gomes, Francilene Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Andréa Torres Vilar de
metadata.dc.description.resumo: O tema “As Novas Tecnologias de informação e Comunicação - TICs” e a prática pedagógica de professores frequentemente estão presentes nas discussões e pesquisas no meio acadêmico, no entanto, apresenta-se ainda como um relevante objeto de investigação. A importância dessas investigações aumenta à medida que crescem as inquietações sobre a necessidade de tentar compreender o uso das TICs nas escolas de educação infantil no processo de ensino aprendizagem, como os educadores inserem no currículo educacional e como influenciar na vida das crianças. Partimos da hipótese de que apesar de constantemente terem sido discutidas mudanças relacionadas ao processo educacional, sugestões de novas metodologias de ensino e aprendizagem contemplando o uso das tecnologias de informação e comunicação, as escolas continuam despreparadas para assumir esse novo papel de escola moderna e os professores não utilizam em sua prática as TICs como recurso pedagógico. O corpus dessa pesquisa foi composto a partir da aplicação de questionários semi estruturados com cinco professoras das instituições de ensino infantil da rede pública do município de Pombal onde levantamos os elementos e dados sobre a existência e o uso das tecnologias de informação e comunicação TICs nas escolas, a prática pedagógica dos professores, suas concepções sobre o ensino aprendizagem, sua formação para o uso dessas TICs nas salas de educação infantil. Verificamos que, de maneira geral as professoras conseguem em parte, colocar em prática algumas atividades com o uso desses TICs, em outros momentos não, devido à falta de recursos na instituição. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade das instituições buscarem investimentos que possam favorecer e custear materiais didáticos dos mais simples como lápis e caderno aos mais complexos como os meios tecnológicos que durante a pesquisa pudemos perceber que são quase inexistentes nessas instituições assim como também uma formação para os educadores utilizarem os meios tecnológicos em suas práticas educacionais com as crianças.
Abstract: The theme The New Technologies of information and communication TICs and the teachers' pedagogic practice frequently are present in the discussions and researches in the academic middle, however, he/she still comes as an important investigation object. The importance of those investigations increases as they increase the inquietudes about the need of trying to understand how the use of TICs happens at the schools of infantile education in the process of teaching learning, as the educators insert those in the educational curriculum and as they can influence in the children's life. We left of the hypothesis that in spite of constantly changes related to the educational process, suggestions of new teaching methodologies and learning have been discussed contemplating the use of the technologies of information and communication, the schools continue despreparadas to assume that new paper of modern school and the teachers don't use in your practice TICs as pedagogic resource. The corpus of that research was composed starting from the application of questionnaires semi structured with five teachers of the institutions of infantile teaching of the public net of the municipal district of Dovecote which we lifted the elements and data about the existence and the use of the technologies of information and communication TICs in the schools, the teachers' pedagogic practice, your conceptions on the teaching learning, your formation for the use of those TICs in the rooms of infantile education. We verified that, in a general way the teachers get partly, to place in practice some activities with the use of those TICs, in other moments not, due to the lack of resources in the institution. The results of the research evidenced the need of the institutions they look for investments that can favor and to finance didactic materials of the simplest as pencil and notebook to the more compounds as the technological ways that during the research could notice that healthy almost inexistent in those institutions as well as also a formation for the educators to use the technological ways in your educational practices with the children.
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Technologies of Information and Communication (TICs)
Infantile Education
Pedagogic practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2728
Issue Date: 20-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFG20092013.pdf608,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.