Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Ruth Jordaniade Barros-
dc.date.accessioned2023-06-29T10:37:24Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-06-29T10:37:24Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27282-
dc.description.abstractWith regard to the various fields of knowledge that provided the development of society, learning is the central element that unites different fields of knowledge such as neurology, psychology and psychopedagogy, in processes related to the cultural and educational formation of the skills involved with reading, writing and calculation. However, some learning disorders can impair the training process of individuals, as occurs with dyscalculia, which presents as its main characteristic, difficulties in performing basic mathematical activities. Thus, this research aimed to analyze studies that investigate the contributions of neuroscience to the process of educational inclusion of children with dyscalculia. Methodologically, bibliographical research was adopted in order to obtain a preliminary bibliographical survey, search for sources, filing, organization and logic of the subject and final writing. Considering research related to teaching-learning, neuroscience and dyscalculia, with a temporal cut, it considered research between 2002 and 2022 as it presents more recent research on the subject. Thus, six books, seven articles, one thesis and thirteen dissertations were selected. Among the results, it can be highlighted that the work found that the dyscalculia diagnosis process still needs to be properly systematized, in addition to the need to include parents and educators in the monitoring of dyscalculia, with the aim of providing inclusion and learning. It is expected that this theme will increasingly be included in studies, according to research published in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-29T10:37:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RJBD20062023.pdf: 537163 bytes, checksum: 33a263adeae25ca6c85a9fbd802f49f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T10:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RJBD20062023.pdf: 537163 bytes, checksum: 33a263adeae25ca6c85a9fbd802f49f2 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.titleAs contribuições da neurociência na inclusão educacional de crianças com discalculiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoNo que se diz respeito aos diversos campos do conhecimento que proporcionaram o desenvolvimento da sociedade, a aprendizagem é o elemento central que une diferentes campos do conhecimento como a neurologia, a psicologia e a psicopedagogia, nos processos relacionados a formação cultural e educacional das habilidades envolvidas com a leitura, a escrita e o cálculo. Entretanto, alguns transtornos de aprendizagem podem prejudicar o processo de formação dos indivíduos, como ocorre com a discalculia, que apresenta como principal característica, dificuldades na realização de atividades matemáticas básicas. Desse modo, esta pesquisa se propôs a analisar pesquisas que investigam as contribuições da neurociência para o processo de inclusão educacional de crianças com discalculia. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica com o intuito de se obter um levantamento bibliográfico preliminar, busca das fontes, fichamento, organização e lógica do assunto e redação final. Considerando pesquisas relacionadas ao ensino-aprendizagem, a neurociência e a discalculia, com recorte temporal, considerou pesquisas entre 2002 a 2022 por apresentar pesquisas mais recentes sobre a temática. Assim, foram selecionados seis livros, sete artigos, uma tese e treze dissertações. Dentre os resultados, pode se destacar que o trabalho constatou que o processo de diagnóstico da discalculia ainda precisa ser devidamente sistematizado, além da necessidade de inclusão dos pais e educadores no acompanhamento dos discálculos, com o intuito de proporcionar inclusão e aprendizado. Espera-se que essa temática se insira cada vez mais em estudos, conforme pesquisas publicadas no Brasil. O presente trabalho é de suma importância, pois contribui para reflexão sobre processo de inclusão da criança com discalculia, bem como, identificar os estudos em relação ao tema e suas colaborações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RJBD20062023.pdf524,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons