Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27283
Tipo: TCC
Título: A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista e o uso de recursos pedagógicos como mediadores no ensino e aprendizagem
Autor(es): Falcão, Emmily Conceição Lima
Primeiro Orientador: Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo
Resumo: O presente estudo tem como temática a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista e o uso de recursos pedagógicos como mediadores no ensino e aprendizagem. Teve como objetivo geral analisar a contribuição dos recursos pedagógicos no processo de mediação escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Para tanto, o percurso metodológico se deu através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo através das bases de dados dos repositórios, periódicos de produções acadêmicas, a saber: Capes, Scielo, Google Acadêmico, bem como busca de leituras em capítulos de livros, marcos legais e revistas da área da Educação Especial, através dos descritores: Inclusiva; Transtorno do Espectro Autista; Recursos Pedagógicos. Os resultados indicam que a inclusão de crianças autistas em escolas comuns ainda enfrenta limitações, pela falta de conhecimento conceitual e características do autismo, seu acesso deve almejar adequações que atendam suas necessidades individuais dentro do processo de aprendizagem. Dentre os resultados, ressalta-se como estratégias de mediação com recursos pedagógicos, que podem ser brinquedos, jogos de regras, sequências de cores, cards e cartões visuais e outros objetos concretos por contribuírem no processo de mediação escolar de crianças com TEA, sendo facilitadores por proporcionar práticas de ensino e aprendizagem possíveis de superar as limitações e déficits neurológicos para uma inclusão exitosa e significativa. Espera-se que este estudo contribua impactando profissionais e estudantes da área da educação e saúde em tornarem-se agentes de transformação na vida de crianças com TEA.
Abstract: The present study as its thematic the school inclusion of children with autism spectrum disorder and the of pedagogical resources as mediators in teaching and learning. Its general objective was to analyze the contribution of pedagogical resources in the school mediation process of children with Autistic Spectrum Disorder – ASD. To this end, the methodological path took place through bibliographical research of a qualitative nature through the databases of the repositories, journals of academic productions, namely: Capes, Scielo, Google Scholar, as well as a search for readings in book chapters, landmarks legal and Special Education Magazines, through the descriptors: Inclusive, Autistic Spectrum Disorder, pedagogical resources. The results indicate that the inclusion of autistic children in common schools still faces limitations, due to the lack of conceptual knowledge and characteristics of autism, their access must aim for adjustments that meet their access must aim for adjustments that meet their individual needs within the learning process. Among the results, mediation strategies with pedagogical resources stand out, such as toys, rule games, color sequences, cards and visual cards and other concrete objects, as they contribute to the school mediation process of children with Autistic Spectrum Disorder, being facilitators by providing teaching and learning practices that can overcome limitations and neurological deficits for successful and meaningful inclusion. It is hoped that the study will contribute by impacting professionals and students in the field of education and health to become agents of transformation in the lives of children with ASD.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autista
Inclusão
Recursos pedagógicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27283
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECLF20062023.pdf835,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons