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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27289
Tipo: | TCC |
Título: | Características do ambiente percebido e tempo de prática de atividade física de diferentes intensidades em adolescentes: Uma análise longitudinal |
Autor(es): | Jesus, Felipe Moreira de |
Primeiro Orientador: | Farias Júnior, José Cazuza de |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar de forma longitudinal a relação entre as características do ambiente percebido e o tempo da prática de atividade física em diferentes intensidades (leve, moderada, vigorosa e moderada-vigorosa) em adolescentes de João Pessoa, Paraíba. Estudo observacional longitudinal, com quatro anos de duração, de 2014 a 2017, sendo uma coleta de dados por ano. A população alvo foi composta por adolescentes de 10 a 13 anos de idade, de ambos os sexos, de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. As características do ambiente percebido foram mensuradas por uma escala composta por 16 itens, distribuídos em três domínios: 1) locais para a prática de atividade física; 2) segurança no trânsito; 3) segurança urbana. O tempo de prática de atividade física foi mensurado por meio de acelerômetros da Actigraph wGT3X+. A maioria dos adolescentes (n=120) foi do sexo feminino (55,0%), média de idade 11,6 ± 0,6 ano, em 2014. Houve uma tendência linear de redução no tempo médio de prática para todas as intensidades e de aumento de todos os escores do ambiente percebido ao longo dos anos de estudo. Para associar as características do ambiente percebido as diferentes intensidades de atividade física longitudinalmente, foram utilizadas equações de estimativas generalizadas (GEE). Não foram identificadas associações significativas entre os escores do ambiente percebido com o tempo médio de prática de atividade física em nenhuma das intensidades investigadas. A presença de locais para prática de atividade física e a segurança urbana e no trânsito não influenciaram o tempo de prática de atividade física dos adolescentes. |
Abstract: | The objective of the present study was to longitudinally analyze the relationship between the characteristics of the perceived environment and the time physical activity pratice at different intensities (light, moderate, vigorous and moderatevigorous) in adolescents from João Pessoa, Paraíba. Longitudinal observational study, with four years duration, from 2014 to 2017, with one data collection per year. The population consisted of adolescents between 10 and 13 years of age, of both sexes, from public schools in João Pessoa, Paraíba. The characteristics of the perceived environment were measured by a scale composed of 16 items, distributed in three domains: 1) places for the practice of physical activity; 2) traffic safety; 3) urban security. The time physical activity pratice was measured using Actigraph wGT3X+ accelerometers. Most adolescents (n=120) were female (55.0%), mean age 11.6 ± 0.6 years, in 2014. There was a linear trend towards a reduction in the mean practice time for all intensities and an increase in all perceived environment scores over the years of study. To associate the characteristics of the perceived environment with the different intensities of physical activity longitudinally, generalized estimating equations (GEE) were used. No significant associations were identified between the perceived environment scores and the mean time of physical activity practice at any of the investigated intensities. The presence of places to practice physical activity and urban and traffic safety did not influence the time of physical activity practice by adolescents. |
Palavras-chave: | Adolescentes Atividade física Ambiente percebido Longitudinal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27289 |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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