Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27301
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de números primos na Educação Básica |
Autor(es): | Silva, José Fabiano da |
Primeiro Orientador: | Vera, Pedro Antônio Hinojosa |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo trazer uma aplicação prática para o estudo dos números primos e o seu ensino na educação básica, mais especificamente no nível fundamental, por meio do uso de materiais manipulativos. A proposta é elaborar diversas atividades atrativas e diferenciadas que possam auxiliar no aprendizado desse conteúdo dentro do contexto do ensino de matemática. A utilização de materiais manipulativos e jogos tem como objetivo tornar o ensino dos números primos mais divertido e interessante para os alunos. Acredita-se que, ao abordar esse conteúdo de forma lúdica, os estudantes se envolvem de maneira mais significativa, despertando seu interesse pelo tema e pelas atividades propostas ao final de cada aula. A pesquisa bibliográfica foi a revisão da literatura especializada em números primos e no ensino com materiais manipulativos. Dentre os principais autores que guiaram essa pesquisa, destacam-se D'Ambrosio [9], Caroline [4] e Jáfia [13]. Os resultados esperados dessa abordagem incluem o aumento do interesse e da motivação dos alunos em relação aos números primos, uma compreensão mais profunda dos conceitos e propriedades desses números, além do desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a criação de uma base sólida para o estudo de conceitos mais avançados na matemática. Essa pesquisa bibliográfica visa apoiar os educadores na adoção de abordagens pedagógicas eficazes, tornando o ensino dos números primos envolvente, significativo e acessível para os alunos. |
Abstract: | their teaching in basic education, specifically at the elementary level, through the use of manipulative materials. The proposal is to develop various attractive and differentiated activities that can assist in the learning of this content within the context of mathematics education. The use of manipulative materials and games aims to make the teaching of prime numbers more fun and interesting for students. It is believed that by approaching this content in a playful manner, students become more engaged, sparking their interest in the topic and the activities proposed at the end of each class. The methodology adopted in this study was a review of specialized literature on prime numbers and teaching with manipulative materials. Among the main authors that guided this research, D'Ambrosio [9], Caroline [4], and Jáfia [13] stand out. The expected results of this approach include increased interest and motivation among students regarding prime numbers, a deeper understanding of the concepts and properties of these numbers, as well as the development of problem-solving skills and the establishment of a solid foundation for the study of more advanced concepts in mathematics. These guidelines aim to support educators in adopting effective pedagogical approaches, making the teaching of prime numbers engaging, meaningful, and accessible to students. |
Palavras-chave: | Números primos Educação Básica Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27301 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFS29062023.pdf | 413,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.