Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27327| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação continuada: um estudo com profissionais contábeis na cidade de João Pessoa. |
| Autor(es): | Reis, Glória Talita Machado dos |
| Primeiro Orientador: | Coelho, Christiano |
| Resumo: | A Educação Continuada Profissional é o aperfeiçoamento constante do conhecimento crítico. O profissional contábil deve se engajar nela para se destacar no mercado de trabalho com as mudanças na sociedade e novas tecnologias, além de fazer desta última uma importante aliada. Perante o exposto, este estudo tem por objetivo evidenciar a educação continuada de profissionais no contexto de empresas prestadoras de serviços contábeis em João Pessoa/Paraíba, analisando o processo de educação e aprendizagem no contexto de empresas prestadoras de serviços contábeis e descrevendo as maneiras que ocorrem a educação continuada por parte dos profissionais contábeis. Para tanto, como metodologia, foi realizado uma análise qualitativa do conteúdo fenomenológico das entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais contábeis que atuam em empresas prestadores de serviços contábeis da região aplicada. Na apresentação dos dados coletados, foi exposto falas dos voluntários quanto ao tema, o que acabou indo de encontro com estudos utilizados como base e orientação para essa pesquisa, com isso foi percebido que a educação continuada dentro do ambiente de trabalho ainda é de forma incipiente e os profissionais realizam suas atualizações devido as demandas de trabalho. Concluiu se, ao atingir os objetivos, os profissionais da área têm como processo de ensino aprendizagem através de repasse por colegas de equipe e que suas atualizações se dão por demanda da organização na qual onde estão ingressados. |
| Abstract: | Professional Continued Education is the constant improvement of critical knowledge. The accounting professional must be engaged in it to stand out in the job market considering the changes in society and new technologies, in addition to making the latter an important ally. In the view of the foregoing, this study aims to highlight the continued education of professionals in the context of companies which provide accounting services in João Pessoa/Paraíba, analyzing the education and learning process in the context of such companies and also describing how continued education for accounting professionals happens in this environment. Therefore, as a methodology, a qualitative analysis of the phenomenological content semi-structured interviews that were carried out with accounting professionals who work in companies providing accounting services in the studied region was carried out. Along the exposition of the collected data, the volunteers' speeches on the subject were presented, which ended up going against studies used as a basis and orientation for this research, for it was perceived that continued education within the work environment is still incipient. Professionals carry out their updates due to work demands. It was concluded that, when reaching the objectives, the professionals in the area have as a teaching-learning process information exchange with teammates and that their updates are given by demands of the organization in which they are working for. |
| Palavras-chave: | Contabilidade Educação continuada Ferramentas Tecnológicas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27327 |
| Data do documento: | 7-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GTMR04072023.pdf | 826,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
