Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Greicy Sonaly Sousa-
dc.date.accessioned2017-11-06T12:04:24Z-
dc.date.available2013-09-20-
dc.date.available2017-11-06T12:04:24Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2733-
dc.description.abstractThe present research aimed to, reflect on the play in early childhood education and its importance to the full development of the child from the day care pre-school experience in Municipal Soraya Magnolia. Data were collected through a questionnaire and comments, which are mechanisms to subsidise a qualitative research. The survey sample was retrieved from nine participants who are part of the Faculty and technical staff of the above-mentioned institution. So the aim of this study, check the design of teachers on the play, how to use the games and plans in their practices, and how to distinguish the free play moments of a playfuleducation, based on the National Curriculum for early childhood education (2001), the National curriculum guidelines for early childhood education (2010). From the data analysis, we realized that the teachers are knowledgeable and aware of the importance of free play to the comprehensive development and enablement of children's learning, but in practice there are many contradictions, because the moments of games take place and time set for the majority of the participants and the play is only understood as an educational resource, to develop activities in accordance with the subject of study of your planning Other issues are addressed in the research as the physical space, the availability of resources and materials for moments of games of make-believe and access to toys for children. The play in early childhood education should be encouraged to develop their abilities children psychomotor and cognitive, motor, but this will depend on how the games will be designed by teachers who care for and educate in early childhood education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-06T12:04:24Z No. of bitstreams: 1 GSSS20092013.pdf: 695471 bytes, checksum: 7a64a6d771af4daf6b72822682a91dae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-06T12:04:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GSSS20092013.pdf: 695471 bytes, checksum: 7a64a6d771af4daf6b72822682a91dae (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.titleO brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Kyara Tatyane Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo, refletir sobre o brincar na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento integral da criança a partir da experiência na Creche pré- escola Municipal Soraya Magnólia. Foram coletados dados através de questionário e observações, que são mecanismos que subsidiam uma pesquisa qualitativa. A amostra da pesquisa foi obtida de nove participantes que fazem parte do corpo docente e equipe técnica da instituição acima citada. Assim objetivou-se com este estudo, verificar a concepção das professoras sobre o brincar, como utilizam as brincadeiras e planeja em suas práticas, e como distinguem os momentos de brincadeiras livres de uma atividade lúdica. As reflexões se fundamentaram em referências sobre o brincar na Educação Infantil, tomando como base o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010). A partir da análise dos dados, percebemos que as professoras são conscientes e conhecedoras da importância das brincadeiras livres para o desenvolvimento integral e como facilitador da aprendizagem infantil, mas na prática há muitas contradições, pois os momentos de brincadeiras têm lugar e hora marcada para a maioria das participantes e, o brincar é apenas entendido como um recurso didático para desenvolver atividades de acordo com o tema de estudo do seu planejamento. Outras questões são abordadas na pesquisa como o espaço físico, a disponibilidade de recursos e materiais para momentos de brincadeiras de faz de conta e o acesso aos brinquedos pelas crianças. O brincar na Educação Infantil deve ser estimulado para que as crianças desenvolvam suas capacidades motoras, psicomotoras e cognitivas, mas isso dependerá de como as brincadeiras serão concebidas pelos professores que cuidam e educam na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSSS20092013.pdf679,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.