Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2735
metadata.dc.type: TCC
Title: Mídias como práticas na aprendizagem da educação básica
metadata.dc.creator: Sena, Gercica Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Karla Lucena de
metadata.dc.description.resumo: A educação tem há muitos anos se modificado, onde as transformações vem acontecendo seja quanto à formação dos professores, às condições de trabalho, no intuito de oferecer uma educação de qualidade aos alunos. No decorrer de tais transformações, a mídia também passou a ganhar um espaço considerável na vida das pessoas, nos diversos ambientes, inclusive nas escolas, acompanhando o dia a dia de cada uma delas. Frente a esta concepção, sentiu-se a necessidade de estudar as mídias como ferramentas que pudessem ser integradas na educação como práticas pedagógicas. Desse modo, com tal propósito, objetivou-se analisar como vem sendo desenvolvido o trabalho no tocante a utilização de mídia nas salas de aula da Educação Básica no município de Cuité de Mamanguape. Dentro da metodologia optou-se por uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, onde utilizou-se uma entrevista semi-estruturada que auxiliou na verificação em relação ao trabalho com as mídias nas escolas municipais de educação básica no em questão. Como suporte teórico, utilizou-se teorias de estudioso como Belloni (2009); Orofino (2005); Moran (2000), entre outros. Nesse contexto, a pesquisa aponta para o entendimento adequado sobre o papel das mídias, mas uma prática ainda desarticulada mediante.
Abstract: The Education has been changing for many years, where the transformations is happening is as the training of teachers, working conditions, in order to offer a quality education to students. During these transformations, the media also started to gain considerable space in people's lives, in different environments, including schools, following the daily lives of each one. Faced with this design, he felt the need to study the media as tools that could be integrated into education as pedagogical practices. Thus, for that purpose, it was aimed to analyze how work is being developed regarding the use of media in classrooms of Basic Education in the municipality of Cuité Mamanguape. Within the methodology we chose an empirical research, a qualitative, where we used a semi-structured interview that helped check in relation to work with the media in the schools of basic education in concerned. Theoretical support, we used theories of scholar as Belloni (2009); Orofino (2005), Moran (2000), among others. In this context, the research points to the proper understanding of the role of the media, but by a practice still disjointed.
Keywords: Educação básica
Mídias digitais
Professores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2735
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSS03102013.pdf618,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.