Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27389
Tipo: TCC
Título: Análise da percepção e receptividade dos consumidores do setor pet, da cidade de Campina Grande-PB, em relação aos produtos e serviços do segmento pet sustentável
Autor(es): Silva, Ravena Evellyn Luiz da
Primeiro Orientador: Vascncelos, Emanuelle Alicia Santos de
Resumo: A importância de se destacar a sustentabilidade dentro do processo de desenvolvimento da humanidade, se faz mais necessário nos dias atuais, devido ao nítido caso de urgência ambiental que estamos lidando. Em contrapartida, estamos diante do crescimento de um dos setores industriais do mundo moderno, que tem mostrado uma elevada tendência a se tornar um dos maiores segmentos comerciais do mundo, o mercado pet. Porém, como todo processo produtivo exige de certa forma, algo do meio ambiente, esse não é diferente, e é por esse motivo e nesse contexto, que o desenvolvimento sustentável é inserido, dando origem a uma linhagem nova de produtos e serviços que busca conectar a sustentabilidade com o relacionamento afetivo crescente entre o ser humano e os pets, que é o mercado pet sustentável. Mas, e os consumidores, como lidam com essa novidade, ou seja, qual é a ótica deles diante dessa união? Para responder questionamentos assim, este trabalho foi elaborado tendo como objetivo principal analisar a percepção e recepção dos consumidores do setor pet, da cidade de Campina Grande-PB, em relação aos produtos e serviços alinhados a esse novo segmento de mercado, através do desenvolvimento de um questionário quali-quanti para levantamento de dados, aplicado via internet utlizando o Google Forms. Os resultados obtidos foram analisados pela ferramenta de software Excel, e verificou-se que a maioria dos consumidores participantes, possuem hábitos sustentáveis no dia a dia, e que estão dispostos a receber o mercado pet sustentável de forma excepcionalmente positiva.
Abstract: The importance of highlighting within the development process of humanity, it is more necessary nowadays, due to the clear case of environmental urgency that we are dealing with. On the other hand, we are facing the growth of one of the industrial sectors of the modern world, which has shown a high tendency to become one of the largest commercial segments in the world the, the pet market. However, as every production process requires in a certain way, something from the environment, this is no different, and it is for this reason and in this context, that sustainable development is inserted, giving rise to a new lineage of products and services that seeks to connect sustainability with the growing affective relationship between humans and pets, which is the sustainable pet market. But what about consumers, how do they deal with this novelty, what is their perspective in the face of this union? To answer questions like this, this work was elaborated having as main objective to analyze the perception and reception of consumers of the pet sector, of the city of Campina Grande-PB, in relation to the products and services aligned with this new market segment, through the development of a quali-quanti questionnaire for data collection, applied via the internet using Google Forms. The results obtained were analyzed by the Excel software tool, and it was verified that most of the participating consumers have sustainable habits on a daily basis, and are willing to welcome the sustainable pet market in an exceptionally positive way.
Palavras-chave: Zootecnia
Consumidores
Desenvolvimento sustentável
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27389
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELS07072023 - MZ422.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons