Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27409
Tipo: TCC
Título: Potencialidades e fragilidades do uso de tecnologias no Ensino Remoto: contextos dos professores de Matemática
Autor(es): Sena, Álison Francisco de Souza
Primeiro Orientador: Santana, Agnes Liliane Lima Soares de
Resumo: A presente pesquisa expôs repercussões no processo de ensino e aprendizagem ocasionada na emergência de saúde pública causada pela pandemia do Covid-19 no Brasil. O objetivo geral do estudo foi investigar potencialidades e fragilidades do uso de tecnologias no ensino remoto considerando os contextos dos professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior. O referido estudo foi realizado com os professores de matemática que atuam na Educação Básica do Município de Mamanguape e no ensino superior no Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB, campus IV Rio Tinto. A metodologia utilizada na pesquisa em relação aos objetivos foi a pesquisa descritiva e em relação aos procedimentos técnicos foi utilizado o estudo de caso. A população da pesquisa foi composta por 17 professores, que atuam na educação superior e básica nas instituições de ensino público e privado do município de Mamanguape-PB, na coleta dos dados foi aplicado um questionário estruturado, contendo duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográficos e outra parte relacionada ao objetivo da pesquisa que foi aplicado de forma presencial e online através da ferramenta Google Forms, em seguida, os dados foram agrupados no programa Excel 2019 e, após, analisados por meio de estatística descritiva e analítica, foram elaborados tabelas e gráficos. Como resultado, o estudo apresentou quais as plataformas e ferramentas digitais foram utilizadas durante o ensino remoto pelos professores de matemática, foi possível expor desafios e diversas dificuldades no processo de ensino nesse período. Porém, mesmo diante das adversidades enfrentadas pelos participantes da pesquisa, foi citado alguns benefícios, como o aperfeiçoamento tecnológico. Contudo, as desigualdades sociais e educacionais devem ser consideradas na elaboração de políticas públicas, buscando garantir a acessibilidade aos meios tecnológicos de forma equânime para os que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, sem exclusões.
Abstract: This research exposed repercussions on the teaching and learning process caused by the public health emergency caused by the Covid-19 pandemic in Brazil. The general objective of the study was to investigate strengths and weaknesses in the use of technologies in remote teaching, considering the contexts of Mathematics teachers in Basic Education and Higher Education. This study was carried out with mathematics teachers who work in Basic Education in the Municipality of Mamanguape and in higher education in the Mathematics Degree Course at UFPB, IV Rio Tinto campus. The methodology used in the research in relation to the objectives was the descriptive research and in relation to the technical procedures the case study was used. The research population consisted of 17 teachers, who work in higher and basic education in public and private education institutions in the municipality of Mamanguape-PB, in the data collection a structured questionnaire was applied, containing two parts, one related to sociodemographic data and another part related to the objective of the research that was applied in person and online through the Google Forms tool, then the data were grouped in the Excel 2019 program and, after, analyzed using descriptive and analytical statistics, tables and tables were prepared graphics. As a result, the study showed which platforms and digital tools were used during remote teaching by mathematics teachers, it was possible to expose challenges and various difficulties in the teaching process during this period. However, even in the face of the adversities faced by the research participants, some benefits were mentioned, such as technological improvement. However, social and educational inequalities must be considered in the elaboration of public policies, seeking to ensure equitable accessibility to technological means for those who are part of the teaching-learning process, without exclusions.
Palavras-chave: Ensino remoto
Professor de Matemática
Uso de Tecnologias
Ensino de matemática
Remote teaching
Maths teacher
Use of Technologies
Math teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Citação: SENA, Álison Francisco de Souza. Potencialidades e fragilidades do uso de tecnologias no Ensino Remoto: contextos dos professores de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27409
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Álisson Francisco de Souza Sena. Monografia. Matemática. UFPB. RT. 2022.pdf532,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons