Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2743| Tipo: | TCC |
| Título: | Análise da EAD para a formação docente no Curso de Pedagogia da UFPB Virtual: um estudo referente à turma concluinte 2013.1 |
| Autor(es): | Calixto, Clebiana Dantas |
| Primeiro Orientador: | Virgínio, Isabella Oliveira |
| Resumo: | Este trabalho visa mostrar a importância da Educação a Distância - EAD, no Brasil, demonstrando que esta modalidade de ensino, está ganhando rapidamente nos últimos anos o seu espaço e revelando ainda a influência desta para com a sociedade e quem não tem a oportunidade e a facilidade de freqüentar o ensino presencial. Assim, tivemos como objetivos Investigar de forma crítica, as contribuições que o ensino à distância (formato virtual) tem possibilitado no que se refere à formação de docentes, destacando, nesse processo, o papel do Sistema Capes/UAB, descrevendo ainda o processo de surgimento da EAD no Brasil e seus desdobramentos até o presente momento. Discutimos ainda a eficiência e a aplicabilidade dessa modalidade de ensino/aprendizagem. Em se tratando dos procedimentos da pesquisa, este foi realizado por meio da aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e elaboração de gráficos e tabelas. Tais procedimentos, aliados ao referencial teórico-metodológico, nos ajudaram a compreender que A EAD visa prover uma educação aberta e permanente através da superação das distâncias entre professores e alunos, em espaços e tempos que não compartilham, através de um ambiente virtual promovendo a interatividade entre esses sujeitos de aprendizagem. O diálogo e a reflexão são, portanto, fundamentais para que a EAD sustente-se como modalidade de ensino aprendizagem eficaz. Vale ressaltar que o fator interatividade precisa ser revisto pelo sistema em si, de modo que não se pode negar que as tecnologias são fundamentais para a mudança e os processos flexíveis de aprendizagem, disponibilizando maior acesso às informações e que caminhamos na direção da democratização das organizações escolares com o apoio das tecnologias, mas ainda são muitos os desafios que a educação online tem que enfrentar. |
| Abstract: | This work aims to show the importance of Distance Education - EAD, in Brazil, demonstrating that this modality of education, is quickly gaining in recent years your space and revealing yet the influence of this to society and those who do not have the opportunity and the ease of attending the classroom. Thus, we had as objectives Investigate critical manner, the contributions that the distance education format (virtual) has allowed for the training of teachers, highlighting, in this process, the role of the Capes System/UAB, describing even the process of emergence of the EAD in Brazil and its developments up to the present time. Also discuss the efficiency and applicability of this modality of teaching/learning. In the case of the study procedures, this was accomplished by means of the application of questionnaires, bibliographic research and preparation of charts and tables. Such procedures, allied to the theoretical-methodological framework, have helped us to understand that The EAD is intended to provide an open education and continuing through the overcoming of distances between teachers and students, in spaces and times that do not share, through a virtual environment by promoting interactivity between these subjects of learning. The dialog and reflection are, therefore, critical to the EAD sustain- whether as a modality of teaching effective learning. It is worth pointing out that the factor interactivity must be reviewed by the system itself, so that no one can deny that the technologies are fundamental to the change and the flexible processes of learning, providing greater access to information and that we are moving toward the democratization of school organization with the support of the technologies, but there are still many challenges that online education has to face. |
| Palavras-chave: | Educação a distancia Interatividade Formação de professores |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2743 |
| Data do documento: | 23-Ago-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CDC30092013.pdf | 719,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
