Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27451
Tipo: TCC
Título: Refletindo o ensino de estrutura atômica em aulas de química no ensino médio: a visão docente e propostas de atividades
Autor(es): Silva, Pedro Ramon Batista da
Primeiro Orientador: Fonseca, Maria Gardênnia da
Resumo: A estrutura do átomo é um dos conteúdos que fazem parte da composição curricular na área de ciência exatas no ensino médio e é considerado um tema chave e de difícil assimilação por envolver domínios no campo da física e da matemática e alto nível de abstração. Neste trabalho, o ensino da estrutura atômica foi analisado sob a ótica dos docentes da rede pública estadual e também algumas propostas de ensino foram sugeridas, com o objetivo de contribuir para superação dos entraves e dificuldades para o ensino da estrutura atômica. O estudo se caracterizou uma diagnose no exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos assuntos inerentes a Matriz Curricular, aplicação de entrevista semiestrutura em google forms aplicada à cinco professores da rede pública de ensino e propostas de atividades audiovisuais a serem aplicadas nas aulas de química. O uso das simulações foi escolhido porque permite uma maior aproximação com a realidade abstrata dos modelos atômicos, onde o discente pode fazer hipóteses e questionamentos, caminhando rumo a construção do pensamento científico. Com base nos dados coletados nos questionários aplicados aos professores, é possível perceber que há inúmeros entraves educacionais que vão desde à falta da formação continuada dos professores e de infraestrutura das escolas, quanto formativa dos discentes no que se refere ao conhecimento prévios referente ao tema. Conclui-se que as propostas sequenciadas nesse trabalho possam contribuir para um ensino de Química, pela sugestão de algumas ferramentas virtuais e computacionais para utilização em sequências-didáticas que facilitem o entendimento da estrutura atômica.
Abstract: Atomic structure is a content of the curriculum in sciences in high school and is also considered as a key theme with high difficult to assimilation because it involves domains in the physic and mathematic fields and a high abstraction. In this work, the teaching of atomic structure was analyzed from the perspective of public school teachers and also some teaching proposals were suggested, with the aim of contributing to overcoming obstacles and difficulties in the teaching atomic structure. The study was characterized by a diagnosis in the National Secondary School Examination (ENEM) of subjects inherent to the Curriculum Matrix, application of a semi-structured interview in google forms applied to five public school teachers and proposals for audiovisual activities to be applied in chemistry classes. The use of simulations was chosen because it allows a better approximation with the ideas of atomic models by allowing the student to make hypotheses and quesiotns, moving towards the construction of scientific knowledge. Based on the data collected in the interview applied to the teachers, there are numerous educational barriers as lack of continuing education of the teachers school infrastructure, as well as prior knowledge of the students on the subject. In summary, proposals in this work can contribute to the Chemistry teaching, by suggesting some virtual and computational tools for use in classes that facilitate the understanding of the atomic structure.
Palavras-chave: Ensino de química
Estrutura atômica
Propostas de atividades em aulas de química
Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27451
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRBS10072023 .pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.