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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Michele Christiane Alves de-
dc.date.accessioned2017-11-07T12:53:29Z-
dc.date.available2013-08-17-
dc.date.available2017-11-07T12:53:29Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2747-
dc.description.abstractThis research is primarily relate to the corporeality maximizing learning processes, from the survey and analysis of scientific studies already developed , described in several sources, as books, articles, monographs and others, in order to obtain an understanding of the historical process perception of bodily aspects and its implications on learning developed in Early Childhood Education. Such studies made us realize the essentiality of corporeality embodiment in human development and learning, from the realization that the human body is its own, and through this is represented in the social context. The contemporary scene, on the other hand, suggests that as educators we trace various forms of learning that encourage curiosity and interest of the learner in different areas of knowledge, process development learning dynamic, however, when considering body size in this scenario, realize that the educational system has contributed for implementing a posture in which the body is perceived as fragmented object, which in turn must be disciplined, target care, coming to a close is often this way. What the end of this research overlaps evidencing the need for recognizing the body as subject, direct representative of human subjectivities, instrument of mediation in the social environment, and the consequent implementation of an effective pedagogy of the body, where the educational context oportunize bodily expressions as a representation of the individual in his own experience, vehicle constant and singular learning, especially, in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-07T12:53:29Z No. of bitstreams: 1 MCAB17092013.pdf: 595882 bytes, checksum: fe65c4fb7276fa859fa7ca73f6e63c6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-07T12:53:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCAB17092013.pdf: 595882 bytes, checksum: fe65c4fb7276fa859fa7ca73f6e63c6e (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogia do corpopt_BR
dc.titleAprendendo com o corpo na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Giovanna Barroca de-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo principal relacionar à corporeidade a maximização dos processos de aprendizagem, a partir do levantamento e análise de estudos científicos já desenvolvidos, descritos em fontes diversas, como livros, artigos, monografias entre outros, de maneira a obter a compreensão do processo histórico de percepção dos aspectos corporais e suas implicações na aprendizagem desenvolvida na Educação Infantil. Tais estudos nos fizeram perceber a essencialidade da corporeidade no desenvolvimento e na aprendizagem humana, a partir da constatação de que o ser humano é seu próprio corpo, e que através deste é representado no contexto social. O cenário contemporâneo, por sua vez, sugere que tracemos enquanto educadores formas variadas de aprendizagem que estimulem a curiosidade e o interesse do educando nas diversas áreas do conhecimento, no desenvolvimento de processos de aprendizagem dinâmicos, contudo, ao considerarmos a dimensão corporal neste cenário, percebemos que o sistema educacional tem corroborado para implementação de uma postura na qual o corpo é percebido enquanto objeto fragmentado, que por sua vez deve ser disciplinado, alvo de cuidado, findando-se muitas vezes nesse propósito. O que ao final desta pesquisa se sobrepõe a evidenciação da necessidade do reconhecimento do corpo enquanto sujeito, representante direto das subjetividades humanas, instrumento de mediação no meio social, e a consequente implementação de uma pedagogia do corpo efetiva, onde o contexto educacional oportunize as expressões corporais enquanto representação do indivíduo em sua vivência própria, veículo de constantes e singulares aprendizagens, sobretudo, na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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