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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27518| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação de pessoas privadas de liberdade no marco jurídico - político brasileiro: desafios e interfaces com um projeto de leitura e contação de histórias |
| Autor(es): | Pereira, Thammirys de Deus |
| Primeiro Orientador: | Ireland, Timothy Denis |
| Resumo: | A educação prisional é um direito humano universal que deve ser assegurado a todas as pessoas que se encontram privadas de liberdade. Dessa forma, a educação nos centros penitenciários pode ser desenvolvida de diversas formas e constitui um forte instrumento para a inserção social dos condenados, tornando-se uma estratégia que busca uma reeducação e reinserção social dos reclusos com o propósito de desenvolver novas habilidades. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivos, analisar o marco legal e político da educação em prisões e sua relação com as perspectivas de um projeto de leitura junto a mulheres provadas de liberdade e seus filhos. Estudo bibliográfico e documental exemplificado com um estudo de caso sobre o Projeto de Contação de Histórias no presídio Feminino Júlia Maranhão. A coleta de dados sobre o projeto foi realizada por meio de entrevista com a criadora do projeto e com um responsável por alguns projetos educacionais em presídios no município de João Pessoa. A maioria dos dados demonstrou as fragilidades do cárcere feminino no sistema prisional em relação à educação, principalmente pela falta de apoio profissional para continuidade e fortalecimento às atividades iniciadas. Percebe-se que a educação no sistema prisional abrange múltiplas melhorias para as pessoas privadas de liberdade, como o retorno da sua autoestima e a reestruturação de vínculos quebrados ao longo do processo. Ressalta-se que não é necessária apenas a execução das leis, mas também a participação ativa dos policiais penais, professores e privados de liberdade- alunos envolvidos para se notar resultados dos projetos no âmbito prisional. |
| Abstract: | Prison education is a universal human right that must be guaranteed to all people who are deprived of their liberty. In this way, education in penitentiary centers can be developed in different ways and constitutes a strong instrument for the social insertion of convicts, becoming a strategy that seeks a re-education and social reintegration of inmates with the purpose of developing new skills. Therefore, the present work aims to analyze the legal and political framework of education in prisons and its relationship with the perspectives of a reading project with women who have been proven free and their children. Bibliographical and documentary study exemplified with a case study on the Storytelling Project at the Female Prison Júlia Maranhão. Data collection about the project was carried out through interviews with the creator of the project and with someone responsible for some educational projects in prisons in the city of João Pessoa. Most of the data demonstrated the weaknesses of female prisons in the prison system in relation to education, mainly due to the lack of professional support for continuity and strengthening of the activities started. It is noticed that education in the prison system encompasses multiple improvements for people deprived of liberty, such as the return of their self-esteem and the restructuring of broken bonds throughout the process. It should be noted that it is not only necessary to enforce the laws, but also the active participation of the prison warders, teachers and students involved in prisons in order to notice the results of the projects in the prison environment. |
| Palavras-chave: | Mulheres encarceradas Educação não formal Contação de histórias |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27518 |
| Data do documento: | 12-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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