Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27526| Tipo: | TCC |
| Título: | A mediação pedagógica para a inclusão da criança com transtorno do espectro autista na educação infantil |
| Autor(es): | Lacerda, Rogerlandia Sheila de Lima |
| Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
| Resumo: | Inclusão no espaço educativo se refere ao ato de dar condições equitativas, visando as particularidades de cada aluno, para que dentro das suas condições ele possa participar das ações pedagógicas e tenha possibilidades de se desenvolver. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral compreender a importância da mediação pedagógica para a inclusão da criança com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. De forma específica, o estudo buscou, a saber: analisar o desenvolvimento de práticas educativas na Educação Infantil e averiguar como o professor pode desenvolver a mediação pedagógica para promover uma educação inclusiva para crianças com transtorno do espectro autista, a partir de trabalhos científicos. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratória e sistematizada. Para a sua realização, se baseou em legislações e teóricos da área da Educação Infantil e da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, no intuito de subsidiar teoricamente o estudo. Foi realizada uma busca sistematizada de teses, dissertações e artigos científicos no Catálogo de Teses e Dissertação da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), com o parâmetro cronológico entre 2000 e 2023, parâmetro linguístico a Língua Portuguesa e parâmetro temático a mediação pedagógica com crianças com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Verificou-se que o processo de inclusão da criança com o transtorno do espectro autista na educação infantil é uma tarefa desafiadora nas instituições de educação brasileira, mas esse contexto é fundamental para que esse público tenha direito a uma educação de qualidade para o exercício da cidadania. Foi averiguado que o atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência deve ocorrer na rede regular de ensino, com condições especializadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. A organização da rotina é muito importante para a criança com transtorno do espectro autista, por isso o professor deve programar bem as atividades que irá propor, considerando o interesse do aluno, para que a mediação pedagógica tenha perspectivas positivas. |
| Abstract: | Inclusion in the educational space refers to the act of providing equal conditions, aiming at the particularities of each student, so that, within their conditions, they can participate in pedagogical actions and have possibilities to develop. This Course Completion Work had the general objective of understanding the importance of pedagogical mediation for the inclusion of children with autism spectrum disorder in Early Childhood Education. Specifically, the study sought, namely: to analyze the development of educational practices in Early Childhood Education and to find out how the teacher can develop pedagogical mediation to promote an inclusive education for children with autism spectrum disorder, based on scientific works. The work is bibliographical research, exploratory and systematized. For its realization, it was based on legislation and theorists in Early Childhood Education and Special Education from the perspective of Inclusive Education, to theoretically subsidize the study. A systematic search of theses, dissertations and scientific articles was carried out in the Catalog of Theses and Dissertation of Capes, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), with the chronological parameter between 2000 and 2023, linguistic parameter the Portuguese language and thematic parameter the pedagogical mediation with children with autism spectrum disorder in Early Childhood Education. It was found that the process of inclusion of children with autism spectrum disorder in early childhood education is a challenging task in Brazilian educational institutions, but this context is fundamental for this public to have the right to quality education for the exercise of citizenship. It was found that specialized educational assistance for people with disabilities should take place in the regular education network, with specialized conditions for the development of teaching and learning. The organization of the routine is very important for the child with autism spectrum disorder, so the teacher must plan well the activities that he will propose, considering the interest of the student, so that the pedagogical mediation has positive perspectives. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Inclusão Mediação pedagógica Transtorno do espectroautista |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27526 |
| Data do documento: | 13-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RSLL21062023.pdf | 448,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
