Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27527
Tipo: | TCC |
Título: | A musicalização na educação infantil e suas contribuições para a aprendizagem: uma análise dos TCCs do curso de Pedagogia (2022.2) |
Autor(es): | Ferreira, Welen Soares |
Primeiro Orientador: | Alencar, Sabrina Grisi Pinho de |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por tema a musicalização na educação infantil que é um processo de construção do conhecimento muito importante que ajuda a criança a se desenvolver plenamente pois, auxilia na aquisição da fala, na memorização, coordenação motora, despertando a criatividade, imaginação, ajudando na questão da atenção, do saber ouvir entre os seus diversos benefícios, contribuindo também para desenvolvimento cognitivo das crianças que têm algum tipo de distúrbio da aprendizagem, seja ele dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia, déficit de atenção e hiperatividade. Esse estudo teve como objetivo geral compreender a importância da musicalização na educação infantil como instrumento facilitador e de transformação no processo de aprendizagem das crianças de quatro e cinco anos de idade. Para atender aos objetivos propostos os procedimentos metodológicos trataram de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, através de trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, do centro de educação Campus I dos últimos cinco anos. Os resultados desse trabalho indicam que é essencial as professoras da educação infantil implementarem dentro do seu planejamento a música porque ela serve como uma ferramenta lúdica que ajuda no desenvolvimento da criança. |
Abstract: | This course conclusion work (TCC) has as its theme musicalization in early childhood education, which is a very important process of knowledge construction that helps the child to fully develop because it helps in the acquisition of speech, memorization, motor coordination, awakening creativity, imagination, helping with attention, knowing how to listen among its many benefits, also contributing to the cognitive development of children who have some type of learning disorder, be it dyslexia, dyscalculia, dysorthography, dysgraphia, attention deficit and hyperactivity. The general objective of this study was to understand the importance of musicalization in early childhood education as a facilitator and transformation tool in the learning process of four and five-year-old children. , through final works of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba, at the Campus I education center, for the last five years. The results of this work indicate that it is essential for early childhood education teachers to implement music within their planning because it serves as a playful tool that helps in the child's development. |
Palavras-chave: | Educação infantil Musicalização Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27527 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WSF21062023.pdf | 418,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons