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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27528
Tipo: TCC
Título: Avaliação da aprendizagem: ferramenta de apoio pedagógico ou de punição?
Autor(es): Alves, Jackelyne Sousa
Primeiro Orientador: França, Marlene Helena Oliveira
Resumo: A avaliação da aprendizagem vem sendo discutida nos últimos tempos dentro do âmbito educacional, com o intuito principal de questionar sobre as práticas realizadas nas escolas. Tendo em vista que a avaliação é um mecanismo de possibilitar informações ao professor, quanto aos avanços e dificuldades do aluno, para posteriormente – a partir dos resultados obtidos – planejar ações que irão contribuir no processo de aprendizagem dos alunos, para que prossigam, de forma satisfatória. Escolhemos discutir essa temática, com o objetivo de observar o que vem sendo feito em sala de aula e como esta avaliação ocorre, sendo ela ferramenta para suporte ou ameaça, discutindo assim os efeitos que esta ação causa na vida do aluno, analisando assim a prática pedagógica. Para tanto, o trabalho foi realizado a partir de um estudo de caso em uma escola de rede privada na cidade de João Pessoa – PB. Sendo norteado por revisões bibliográficas que trouxeram subsídios teóricos para a pesquisa; esta foi realizada com uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental I – contendo em sala 24 alunos, uma (1) professora e uma (1) auxiliar de sala. Nessa perspectiva, o trabalho destaca como resultado que embora ocorram avanços e não se possa generalizar o que vem sendo feito em outras salas de aula, a Pedagogia do exame ainda é muito utilizada, sendo perceptível que esta se enraizou no sistema e para que ocorra transformação, é preciso compreender sobre a Avaliação da Aprendizagem em seu verdadeiro objetivo e atuação, para que somente após a aprendizagem da avaliação, consigamos avaliar para darmos um verdadeiro suporte.
Abstract: Learning assessment has recently been a topic of discussion within the field of education, aiming to question the practices carried out in schools. It is important to recognize that evaluation serves as a mechanism to provide information to teachers regarding students' progress and difficulties. Based on the obtained results, teachers can plan actions that contribute to students' learning process, ensuring satisfactory outcomes. In this regard, our research focuses on examining the evaluation methods employed in the classroom and assessing whether they function as supportive tools or threats to students. Moreover, we aim to analyze the effects that these assessment practices have on students' lives, thereby exploring the pedagogical implications. To accomplish this, we conducted a case study in a private school located in João Pessoa - PB. Our research was guided by literature reviews that provided theoretical foundations for our investigation. We conducted the study with a third-grade class in Elementary School I, comprising 24 students, one teacher, and one classroom assistant. Through our research, we found that although there have been some advancements, it is not possible to generalize the practices observed in other classrooms. The exam pedagogy remains widely used, indicating its deep-rooted influence in the education system. To initiate transformation, it is crucial to understand the true purpose and effectiveness of learning assessment. Only by comprehending assessment methodologies can we evaluate and provide genuine support.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Prática pedagógica
Pedagogia do exame
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27528
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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