Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27537
Tipo: | TCC |
Título: | A política de educação especial no contexto da educação integral na Paraíba |
Autor(es): | Rocha, Abigail Sales da Costa |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
Segundo Orientador: | Rodrigues, Adriege Matias |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto de pesquisa a política educacional de Educação Especial das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. A investigação buscou responder ao seguinte problema: Como se estrutura a política de Educação especial no modelo educacional da Escola Cidadã Integral? O objetivo geral é analisar a política de Educação Especial das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Os objetivos específicos que delinearam a estrutura desse trabalho se organizaram da seguinte maneira: a) Estabelecer um panorama analítico sobre as políticas educacionais de Educação Especial no Brasil. b) Compreender os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a discussão de alunos público-alvo da Educação Especial na política educacional das Escolas Cidadãs Integrais. Para fundamentar a análise de dados, apoiamos nos estudos de Sassaki (2008), Bota e Ainscow (2002) e Rodrigues (2006). Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa e documental, utilizando o Censo Escolar — Inep/MEC (2022), Plano Estadual de Educação da Paraíba (2015-2025) e as Diretrizes Operacionais das Escolas da Rede de Ensino Estadual da Paraíba, apoiando-se no método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Ao término da pesquisa, constata-se que houve uma ampliação dessas escolas de tempo integral em todas as etapas, mas com trajetórias bem distintas, principalmente na Paraíba, que é um dos estados que mais tem escolas integrais comparado a outros estados. Desta forma, percebemos que houve um aumento do número de matrículas de estudantes público-alvo da Educação Especial ao longo das etapas de ensino em escolas regulares. Quanto ao ensino médio, percebemos uma maior exclusão e dificuldade quanto ao acesso, permanência e êxito desse público, no que tange ao Atendimento Educacional Especializado, evidenciando a falta de políticas públicas eficazes naquela etapa de ensino. Ao finalizar este estudo, espera-se que seja apenas o trabalho reflexivo, e que incentive novas práticas, pesquisas e olhares a respeito da inclusão. |
Abstract: | This Course Completion Work (TCC) has as research object the educational policy of Special Education of Integral Citizen Schools in Paraíba. The investigation sought to answer the following question: How is the Special Education policy structured in the educational model of the Integral Citizen School? The general objective is to analyze the Special Education policy of Integral Citizen Schools in Paraíba. The specific objectives that outlined the structure of this work were organized as follows: a) Establish an analytical overview of educational policies for Special Education in Brazil. b) Understand the theoretical-methodological assumptions that support the discussion of Special Education target audience students in the educational policy of Integral Citizen Schools. To base the data analysis, we supported the studies of Sassaki (2008), Bota and Ainscow (2002) and Rodrigues (2006). Methodologically, we used qualitative and documentary research, using the School Census — Inep/MEC (2022), the State Education Plan of Paraíba (2015-2025) and the Operational Guidelines of the Schools of the State Education Network of Paraíba, relying on the content analysis method (BARDIN, 2011). At the end of the research, it appears that there was an expansion of these full-time schools in all stages, but with very different trajectories, especially in Paraíba, which is one of the states that has more full-time schools compared to other states. In this way, we noticed that there was an increase in the number of enrollments of Special Education students throughout the teaching stages in regular schools. As for high school, we noticed a greater exclusion and difficulty regarding access, permanence and success of this public, with regard to Specialized Educational Assistance, evidencing the lack of effective public policies in that stage of education. At the end of this study, it is expected that it will only be reflective work, and that it will encourage new practices, research and perspectives regarding inclusion. |
Palavras-chave: | Programa de Educação Integral Educação especial Políticas educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27537 |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASCR22062023.pdf | 709,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons