Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27538| Tipo: | TCC |
| Título: | A afetividade na educação infantil: o que dizem as professoras |
| Autor(es): | Lopes, Raiane Ellen Albuquerque |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Nadia Jane de |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão curso teve como objetivo geral analisar a compreensão das professoras da Educação Infantil sobre a questão da afetividade voltada para a relação professor-criança. Tema esse que é de fundamental importância para o trabalho voltado com crianças, pois ao trabalhar com elas, temos que pensar em questões que envolvam todo um cuidar e um educar. Neste trabalho falamos sobre o papel da Educação Infantil, sobre o cuidar e o educar na Educação Infantil, abordamos também a Afetividade e a importância do afeto para as crianças. As principais referências teóricas foram: Wallon (1995) Piaget (1979) e Almeida (2000). O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar o que compreendem as educadoras sobre as práticas afetivas na relação com as crianças. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, por meio da aplicação de questionário com professoras da Educação Infantil, na cidade de João Pessoa. O questionário foi aplicado com quatro professoras que atuam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na cidade de João Pessoa. A partir das respostas das mesmas, destacamos o quanto elas consideram importante a afetividade para o processo de aprendizagem das crianças. Elas falaram bastante sobre a questão do acolher as crianças, do quanto ele é importante para que elas se sintam seguras fora do ambiente familiar. Também abordaram a questão do diálogo como ponto importante para uma relação de afeto entre a professora-criança. Diante disso, fica perceptível que a afetividade é um assunto que deve ser valorizado, pois ela está presente como a base para o processo de desenvolvimento das crianças. |
| Abstract: | This course conclusion work had the general objective of analyzing the understanding of Early Childhood Education teachers on the issue of affectivity focused on the teacher-child relationship. This theme is of fundamental importance for work with children, because when working with them, we have to think about issues that involve a whole care and education. In this work we talk about the role of Early Childhood Education, about caring and educating in Early Childhood Education, we also address Affectivity and the importance of affection for children. The main theoretical references were: Wallon (1995) Piaget (1979) and Almeida (2000). The general objective of the work was to analyze what the educators understand about affective practices in their relationship with children. The methodology consisted of qualitative research of an exploratory and descriptive nature, through the application of a questionnaire with teachers of Early Childhood Education, in the city of João Pessoa. The questionnaire was applied to four teachers who work at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), located in the city of João Pessoa. From their responses, we highlight how important they consider affectivity for the children's learning process. They talked a lot about welcoming children, how important it is for them to feel safe outside the family environment. They also addressed the issue of dialogue as an important point for an affectionate relationship between teacher and child. Given this, it is noticeable that affectivity is a subject that should be valued, as it is present as the basis for the development process of children. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Cuidar e educar Afetividade Relação professora - criança |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27538 |
| Data do documento: | 13-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| REAL26062023.pdf | 407,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
