Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Jackeline Bezerra-
dc.date.accessioned2023-07-20T18:15:45Z-
dc.date.available2023-06-26-
dc.date.available2023-07-20T18:15:45Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27541-
dc.description.abstractThe present work, of a bibliographic nature, has as its main objective to reflect the teaching and learning process, through the use of Communication and Information Technologies and Digital Communication and Information Technologies, enhanced through their use in the period of the Covid pandemic - 19. Mostly, the studies by Moran (2004), Braga (2009), Schell (2015) and Oliveira (2020) were used as a theoretical reference, which deal with innovative and technological trends in the context of the classroom and the use of technologies in education. The character of this research is, eminently, descriptive and qualitative, from the point of view of the approach and the study. As a result of this study, we can point out that the covid-19 pandemic accelerated, in a way, the use of technological resources in education, although moved by the urgency of the moment, non-face-to-face teaching models were enhanced in an auxiliary way to move forward with the educational processes in schools. It is hoped that this work will contribute to academic and scientific discussions and that it can bring reflections on the subject addressed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-20T18:15:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBS22062023.pdf: 423567 bytes, checksum: 5477b4f13fa3e44df2d6b3a4636df208 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-20T18:15:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBS22062023.pdf: 423567 bytes, checksum: 5477b4f13fa3e44df2d6b3a4636df208 (MD5) Previous issue date: 2023-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectPandemia - Codid 19pt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) durante a pandemia da Covid-19: diálogos e discussõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria de Andrade da-
dc.description.resumoO presente trabalho, de cunho bibliográfico, tem como principal objetivo refletir o processo de ensino e de aprendizagem, através do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação e das Tecnologias Digitais de comunicação e Informação, potencializadas mediante sua utilização no período da pandemia de Covid – 19. Majoritariamente, foram usados como referencial teórico os estudos de Moran (2004), Braga (2009), Schell (2015) e Oliveira (2020) que tratam de tendências inovadoras e tecnológicas no contexto da sala de aula e do uso das tecnologias em educação. O caráter desta pesquisa é, eminentemente, descritivo e qualitativo, do ponto de vista da abordagem e do estudo. Como resultados deste estudo, podemos apontar que a pandemia da covid-19 acelerou, de certa forma, a utilização dos recursos tecnológicos na educação, ainda que movido pela urgência do momento, foram potencializados modelos de ensino não presenciais de modo auxiliar para dar andamento aos processos educativos nas escolas. Espera-se que este trabalho contribua para com as discussões acadêmicas e científicas e que possa trazer reflexões acerca do tema tratado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBS22062023.pdf413,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons