Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria da Guia da-
dc.date.accessioned2017-11-08T10:52:31Z-
dc.date.available2013-10-10-
dc.date.available2017-11-08T10:52:31Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2754-
dc.description.abstractThe affectionhas a large andvery importantin kindergarten, thus contributingto the educational process. Considering thebroad concept ofaffectivityandvariedfeelings andemotionsthat are partof this field, it is essentialto developprocedures toobserve, studyand describethe current process. From thisperspectivewe have analyzedthe roleof affectivityin theeducational developmentof childrenin the city ofSape-PB, focusing nurseries Helena Person Melo Ribeiro Coutinho and New Life Association (ACNV). Methodologicallyopted tofield research, a qualitative, exploratory. We conducted astructured interviewwith teachersfrom kindergarten, focusing on the roleof affectivityin the dynamicsof the room. Completingsuchresearch,we found thatdespitea general understandingof therelative importance ofaffectivitystillneeds to be expandedin the educationalcontext.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-08T10:52:31Z No. of bitstreams: 1 MGS03102013.pdf: 593634 bytes, checksum: 38b3d34df8adc85db0877ac7e2d749eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T10:52:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGS03102013.pdf: 593634 bytes, checksum: 38b3d34df8adc85db0877ac7e2d749eb (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleAfetividade na educação infantil: contextualizando o papel na aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Karla Lucena de-
dc.description.resumoA afetividade tem uma grande e fundamental importância na Educação Infantil, contribuindo assim no processo educacional. Considerando o amplo conceito de afetividade bem como variados sentimentos e emoções que fazem parte deste campo, torna-se imprescindível desenvolver procedimentos que permitam observar, estudar e descrever o processo atual. A partir desta ótica buscou-se analisar qual o papel da afetividade no desenvolvimento educacional da criança no município de Sapé-P.B, tendo como foco as creches Helena Pessoa de Melo Ribeiro Coutinho e Associação Nova Vida (ACNV). Metodologicamente optou-se por uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, de caráter exploratório. Foi feita uma entrevista semiestruturada com os professores da Educação Infantil, tendo como foco o papel da afetividade na dinâmica da sala. Concluindo a referida pesquisa, foi possível identificar que apesar de ter um entendimento geral da importância relativa a afetividade ainda precisa ser ampliado o contexto no meio educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGS03102013.pdf579,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.