Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2754
Tipo: TCC
Título: Afetividade na educação infantil: contextualizando o papel na aprendizagem
Autor(es): Silva, Maria da Guia da
Primeiro Orientador: Souza, Karla Lucena de
Resumo: A afetividade tem uma grande e fundamental importância na Educação Infantil, contribuindo assim no processo educacional. Considerando o amplo conceito de afetividade bem como variados sentimentos e emoções que fazem parte deste campo, torna-se imprescindível desenvolver procedimentos que permitam observar, estudar e descrever o processo atual. A partir desta ótica buscou-se analisar qual o papel da afetividade no desenvolvimento educacional da criança no município de Sapé-P.B, tendo como foco as creches Helena Pessoa de Melo Ribeiro Coutinho e Associação Nova Vida (ACNV). Metodologicamente optou-se por uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, de caráter exploratório. Foi feita uma entrevista semiestruturada com os professores da Educação Infantil, tendo como foco o papel da afetividade na dinâmica da sala. Concluindo a referida pesquisa, foi possível identificar que apesar de ter um entendimento geral da importância relativa a afetividade ainda precisa ser ampliado o contexto no meio educacional.
Abstract: The affectionhas a large andvery importantin kindergarten, thus contributingto the educational process. Considering thebroad concept ofaffectivityandvariedfeelings andemotionsthat are partof this field, it is essentialto developprocedures toobserve, studyand describethe current process. From thisperspectivewe have analyzedthe roleof affectivityin theeducational developmentof childrenin the city ofSape-PB, focusing nurseries Helena Person Melo Ribeiro Coutinho and New Life Association (ACNV). Methodologicallyopted tofield research, a qualitative, exploratory. We conducted astructured interviewwith teachersfrom kindergarten, focusing on the roleof affectivityin the dynamicsof the room. Completingsuchresearch,we found thatdespitea general understandingof therelative importance ofaffectivitystillneeds to be expandedin the educationalcontext.
Palavras-chave: Afetividade
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2754
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGS03102013.pdf579,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.