Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2754
metadata.dc.type: TCC
Title: Afetividade na educação infantil: contextualizando o papel na aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, Maria da Guia da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Karla Lucena de
metadata.dc.description.resumo: A afetividade tem uma grande e fundamental importância na Educação Infantil, contribuindo assim no processo educacional. Considerando o amplo conceito de afetividade bem como variados sentimentos e emoções que fazem parte deste campo, torna-se imprescindível desenvolver procedimentos que permitam observar, estudar e descrever o processo atual. A partir desta ótica buscou-se analisar qual o papel da afetividade no desenvolvimento educacional da criança no município de Sapé-P.B, tendo como foco as creches Helena Pessoa de Melo Ribeiro Coutinho e Associação Nova Vida (ACNV). Metodologicamente optou-se por uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, de caráter exploratório. Foi feita uma entrevista semiestruturada com os professores da Educação Infantil, tendo como foco o papel da afetividade na dinâmica da sala. Concluindo a referida pesquisa, foi possível identificar que apesar de ter um entendimento geral da importância relativa a afetividade ainda precisa ser ampliado o contexto no meio educacional.
Abstract: The affectionhas a large andvery importantin kindergarten, thus contributingto the educational process. Considering thebroad concept ofaffectivityandvariedfeelings andemotionsthat are partof this field, it is essentialto developprocedures toobserve, studyand describethe current process. From thisperspectivewe have analyzedthe roleof affectivityin theeducational developmentof childrenin the city ofSape-PB, focusing nurseries Helena Person Melo Ribeiro Coutinho and New Life Association (ACNV). Methodologicallyopted tofield research, a qualitative, exploratory. We conducted astructured interviewwith teachersfrom kindergarten, focusing on the roleof affectivityin the dynamicsof the room. Completingsuchresearch,we found thatdespitea general understandingof therelative importance ofaffectivitystillneeds to be expandedin the educationalcontext.
Keywords: Afetividade
Educação Infantil
Aprendizagem
Affection
EducationInfantil
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2754
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGS03102013.pdf579,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.