Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27557
Tipo: TCC
Título: A educação no Quilombo Ipiranga: desafios
Autor(es): Ribeiro, Eliane Paiva de Albuquerque
Primeiro Orientador: Lins, Eunice Simões
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso realizou um estudo sobre os desafios vivenciados pelos educadores da Educação Quilombola Ipiranga descrevendo sobre os desafios enfrentados como espaço de resistência e conquista no âmbito rural, buscando enfatizar a trajetória do ensino quilombola, suas lutas em busca de um ensino voltado ao resgate e resistência das raízes afro-brasileiras, respeitando as especificidades e identidade do negro quilombola. O objetivo de nosso estudo foi descrever sobre as dificuldades enfrentadas na educação quilombola da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) José Albino Pimentel e as possíveis conquistas alcançadas que favoreceram o processo educativo do quilombo no âmbito rural. Quanto a metodologia selecionamos a pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo. Realizamos a observação e registro dos dados em cada encontro realizado na escola. Construímos um questionário/roteiro para realizar a entrevista aos professores da escola. Como resultado foi possível observar que as dificuldades enfrentadas pela instituição de ensino na atualidade são diversas; a começar pela estrutura física, onde o espaço sofre com o descaso político, e notoriamente está deteriorado, o que geralmente acontece por estarem localizadas em área rural, sofrem com a precariedade, com o esquecimento dos governantes; para além da estrutura, a desmotivação dos professores diante da realidade que vivenciam, além da formação profissional que não condizem com a realidade cultural da comunidade quilombola, são algumas das questões vivenciadas pela escola.
Abstract: This course completion work carried out a study on the challenges experienced by Quilombola Ipiranga Education educators, describing the challenges faced as a space of resistance and conquest in the rural environment, seeking to emphasize the trajectory of Quilombola teaching, their struggles in search of a better education. aimed at rescuing and resisting Afro-Brazilian roots, respecting the specificities and identity of the black quilombola. The aim of our study was to describe the difficulties faced in quilombola education at the José Albino Pimentel Municipal School of Early Childhood and Elementary Education (EMEIEF) and the possible achievements that favored the educational process of the quilombo in rural areas. As for the methodology, we selected descriptive, bibliographical and field research. We observed and recorded the data in each meeting held at the school. We built a questionnaire/script to conduct the interview with the school's teachers. As a result, it was possible to observe that the difficulties faced by the educational institution today are diverse; starting with the physical structure, where the space suffers from political neglect, and is notoriously deteriorated, which usually happens because they are located in rural areas, suffer from precariousness, with the forgetfulness of rulers; in addition to the structure, the demotivation of teachers in the face of the reality they experience, in addition to professional training that does not match the cultural reality of the quilombola community, are some of the issues experienced by the school.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação quilombola
Cultura afro-brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27557
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPAR25062023.pdf987,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons