Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27561
Tipo: TCC
Título: Elos pedagógicos da educação do campo e teologia da libertação: possíveis aproximações
Autor(es): Maciel, Ivo Correia
Primeiro Orientador: Lima, Aline Barboza
Resumo: A pesquisa, intitulada Elos Pedagógicos da Educação do Campo e Teologia da Libertação: Possíveis Aproximações busca situar o contexto histórico da Educação do Campo com a Teologia da Libertação. O objetivo geral do trabalho consistiu em identificar as contribuições desse movimento religioso na Educação do Campo, buscando apresentar o contexto histórico que possibilitou o nascimento da Teologia da Libertação, ressaltar a atuação dos movimentos religiosos, CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e CPT (Comissão pastoral da Terra) junto aos movimentos sociais do campo, especialmente o MST. E analisar os possíveis elos pedagógicos entre Educação do Campo e a Teologia da Libertação. Selecionamos a pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa como nosso processo metodológico. Dividimos nosso estudo em três momentos: no primeiro, contextualizamos a atuação da Igreja no continente latino-americano e o nascimento da Teologia da Libertação. No segundo, mostramos a influência da Teologia da Libertação nos movimentos sociais do campo e por fim, por meio da análise bibliográfica, buscamos elementos que aproximam a Teologia da Libertação com as práticas pedagógicas da Educação do Campo. Desta forma, a força motivadora e mobilizadora encontrada nas ações pastorais da Teologia da Libertação são percebidas nas práticas pedagógicas da Educação do Campo quando resgata o ser humano das condições alienantes tão presente na sociedade capitalista.
Abstract: The research, entitled Pedagogical Links of Field Education and Liberation Theology: Possible Contributions, seeks to situate the historical context of Field Education with Liberation Theology, which contributed so much to the formation of rural social movements. The general objective of this research was to identify the contributions of this religious movement in Field Education, seeking to present the historical context that contributed to the birth of Liberation Theology, emphasize the performance of religious movements, CEBs (Base Ecclesial Communities) and CPT (Pastoral Commision of land) together with rural social movements, especially the MST (Landless movement). And analyze the possible pedagogical links between Field Education and Liberation Theology. We selected descriptive and bibliographical research with a qualitative approach as our methodological process. We divided our study into three moments: in the first, we contextualize the role of the Church in the Latin American continent and the birth of Liberation Theology. In the second, we show the influence of Liberation Theology in rural social movements and finally, through bibliographical analysis, we searched for elements that approximate Liberation Theology with the pedagogical practices of Field Education. In this way, the motivating and mobilizing strength found in the pastoral actions of the Theology of Liberation are perceived in the pedagogical practices of Field Education when it rescues the human being from the alienating conditions that are present in capitalist society.
Palavras-chave: Teologia da libertação
Movimentos sociais
Educação do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27561
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICM25062023.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons