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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27572
Tipo: TCC
Título: Impactos da Covid-19 na gestão da educação na Paraíba: um estudo de casos em escolas públicas
Autor(es): Silva, Aline Cavalcante e
Primeiro Orientador: Silva, Carla Calixto da
Resumo: As consequências causadas pela pandemia da Covid-19 vem desde março de 2020 impondo mudanças na rotina da população, agravando ainda mais os problemas já existentes no país. O setor educacional foi duramente impactado, dado que o modelo tradicional de ensino presencial, foi substituído rapidamente e sem planejamento para o modelo de ensino emergencial remoto. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo geral analisar os impactos da covid-19 na gestão da educação na Paraíba, a partir de um estudo de caso realizado em duas escolas: a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio (ECI EEFM) Tenente Lucena, localizada na cidade de João Pessoa – PB e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Maria Viegas de Paiva, localizada em Caldas Brandão – PB, interior da Paraíba. Para tanto, a pesquisa compõe-se a partir de uma abordagem quali-quantitativa, com estudo bibliográfico a partir de uma revisão da literatura e a aplicação de questionários. Os resultados encontrados na pesquisa, de maneira geral, apontam para uma falta de planejamento adequado antes do início do processo de aulas remotas/online; agravamento da situação socioeconômica familiar de parte dos discentes; falta de equipamentos tecnológicos por parte dos discentes; defasagem no processo de ensino-aprendizagem, entre outros, com indicação da proposição de políticas públicas nesse setor e ampliação de pesquisas dos impactos no processo de aprendizagem pós-pandemia.
Abstract: he consequences caused by the Covid-19 pandemic have been imposing changes in the population's routine since March 2020, further aggravating the problems that already exist in the country. The education sector was severely impacted, as the traditional face-to-face teaching model was quickly and unplanned replaced by the remote emergency teaching model. In view of the above, the present article has the general objective of analyzing the impacts of covid-19 on the management of education in Paraíba, based on a case study carried out in two schools: the Escola Cidadã Integral Estado de Ensino Fundamental e Médio (ECI EEFM ) Lieutenant Lucena, located in the city of João Pessoa - PB and the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education (EMEIF) Maria Viegas de Paiva, located in Caldas Brandão - PB, in the interior of Paraíba. Therefore, the research is composed from a quali-quantitative approach, with a bibliographical study from a literature review and the application of questionnaires. The results found in the research, in general, point to a lack of adequate planning before starting the remote/online classes process; worsening of the family socioeconomic situation of part of the students; lack of technological equipment onthepartofstudents;gapin theteaching-learning process, among others, with an indication of the proposition of public policies in this sector and expansion of research on the impacts on the post-pandemic learning process.
Palavras-chave: Educação pública
Setor educacional
Ensino remoto emergencial
Processo de ensino-aprendizagrm
Pandemia Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27572
Data do documento: 2-Jun-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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