Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2760
Tipo: TCC
Título: A agulha e a linha... tecendo fios na relação família, criança e aprendizagem
Autor(es): Silva, Adriana Karla Ferreira da
Primeiro Orientador: Mata, Áurea Augusta Rodrigues da
Resumo: A relação entre família e escola hoje é tema de discussão entre educadores, coordenadores pedagógicos e gestão escolar, pois como instâncias socializadoras, a escola e a família constituem-se em fundamentais instituições no desenvolvimento da criança. Com o objetivo de apresentar a importância da família no processo de ensino e aprendizagem da criança, partido do problema da família e sua influência na aprendizagem da criança, assim como das possibilidades e condições adequadas que esse possa desempenhar no rendimento escolar, a pesquisa se justifica por trazer à tona a necessidade de desenvolver trabalhos em que possamos conscientizar os pais e responsáveis da importância do seu envolvimento no processo de aprendizagem da criança. Metodologicamente, nos valemos da pesquisa bibliográfica e tivemos como fontes primárias de pesquisa: livros, artigos e teses acadêmicas. Assumimos como referencial teórico, autores como Engels (2002), que trata da história da família; Casarin (2007), que enfatiza a relação da família e escola; e, Castro e Regattieri (2010), que traçam a educação nas instituições família e escola ao longo dos anos. A exposição dos dados foram organizados a partir dos objetivos propostos, e ficaram seguinte forma: (1) a família e suas reflexões conceituais e seu contexto histórico; (2) a influência/interferência dos problemas familiares e sua relação com a aprendizagem; e, (3) a análise da estreita relação entre a família, escola, criança e aprendizagem, que proporcionou uma visão paralela destas relações.
Abstract: The relationship between family and school today is the subject of discussion among educators, pedagogical coordinators and school management, because as instances socializing, the school and the family are fundamental institutions in the development of the child. With the goal of presenting the importance of family in the teaching and learning process of the child, the family problem and its influence on children's learning, as well as the possibilities and conditions that this can play in school performance, the research is justified by bringing up the need to develop works in which we can raise the awareness of parents and guardians of the importance of their involvement in the learning process of the child. Methodologically, are of bibliographical research and had as primary sources of research: books, articles and academic theses. We take as theoretical reference, authors such as: Engels (2002), which deals with the history of the family; Casarin (2007), which emphasizes the relationship of family and school; and Castro and Regattieri (2010), that trace the family institutions and school education over the years. The data were organized from the proposed objectives, and were as follows: (1) the family and his conceptual reflections and its historical context; (2) the influence/interference of family problems and their relationship with learning; and, (3) the analysis of the close relationship between the child and family, school, learning, which provided a parallel vision of these relationships.
Palavras-chave: Família - escola
Educação infantil
Ensino - prendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2760
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKFS02102013.pdf421,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.