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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27617
Tipo: TCC
Título: Concepções dos licenciados em matemática na avaliação da aprendizagem da educação de jovens e adultos
Autor(es): Freire, Anderson César Alves
Primeiro Orientador: Lima, Givaldo de
Resumo: O presente trabalho teve objetivo analisar as concepções dos licenciados em Matemática na avaliação da aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. Para isto, foi discutido as práticas avaliativas de professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, buscando refletir os desafios e dificuldades enfrentadas por professores e alunos. A metodologia utilizada na pesquisa em relação aos procedimentos técnicos foi a pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi realizada nos portais Google acadêmico e Scielo. Os resultados mostram que a alfabetização de adultos é uma prática de caráter político, pois se destina a corrigir ou resolver uma situação de exclusão. À formação docente e as práticas pedagógicas são fundamentais para a formação do licenciado não só em Matemática, mas em qualquer área do conhecimento. As abordagens metodológicas utilizadas devem ser capazes de desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos. A Educação de Jovens e Adultos apresenta especificidades que devem ser consideradas na avaliação da aprendizagem, como o perfil dos alunos e a necessidade de utilizar metodologias adequadas para o desenvolvimento de habilidades e competências. Por fim ficou evidenciada a importância de se considerar as particularidades do segmento na elaboração de instrumentos de avaliação e na interpretação dos resultados obtidos.
Abstract: This work aimed to analyze the conceptions of graduates in Mathematics in the evaluation of learning in Youth and Adult Education. For this, the evaluation practices of Mathematics teachers in Youth and Adult Education were discussed, seeking to reflect the challenges and difficulties faced by teachers and students. The methodology used in the research in relation to the technical procedures was the bibliographical research. The research was carried out on the Google Scholar and Scielo portals. The results show that adult literacy is a political practice, as it is intended to correct or resolve a situation of exclusion. Teacher training and pedagogical practices are fundamental for the training of graduates not only in Mathematics, but in any area of knowledge. The methodological approaches used must be able to develop students' critical and reflective capacity. Youth and Adult Education presents specificities that must be considered in the evaluation of learning, such as the students' profile and the need to use adequate methodologies for the development of abilities and competences. Finally, the importance of considering the particularities of the segment in the elaboration of evaluation instruments and in the interpretation of the obtained results was evidenced.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Avaliação da aprendizagem
Práticas avaliativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27617
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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