Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27619
Tipo: TCC
Título: Reportagem “Inclusão no ensino superior : uma reflexão sobre as políticas de acessibilidade na UFPB”.
Título(s) alternativo(s): Report "Inclusion in higher education: a reflection on accessibility policies at UFPB".
Autor(es): Oliveira, Ítalo Arruda Nunes de
Primeiro Orientador: Bezerra, Dinarte Varela
Resumo: Este é o relatório que apresenta o referencial teórico e descreve as etapas que nortearam a produção da reportagem “Inclusão no ensino superior: uma reflexão sobre as políticas de acessibilidade na UFPB”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Produzido para o formato digital e para hospedagem na web, o produto jornalístico tem como objetivos publicizar as percepções e impressões de pessoas com deficiência vinculadas à UFPB sobre as ações de acessibilidade adotadas pela instituição, bem como apresentar os serviços oferecidos às PCDs no âmbito do espaço universitário. Para tornar isso possível, além da pesquisa exploratória sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior, foi necessário entrevistar estudantes com deficiência, professores e servidores da UFPB que atuam diretamente na linha de frente dessa temática.
Abstract: This is the report that presents the theoretical framework and describes the steps that guided the production of the report "Inclusion in higher education: a reflection on accessibility policies in UFPB", result of the Final Work Course of Journalism at the Federal University of Paraíba (UFPB). Produced for the digital format and for web hosting, the journalistic product aims to publicize the perceptions and impressions of people with disabilities linked to UFPB on the accessibility actions adopted by theinstitution, as well as presenting the services offered to PCDs within the university space. To make this possible, in addition to exploratory research on accessibility and inclusion in higher education, it was necessary to interview students with disabilities, teachers and UFPB employees who work directly in the front line of this theme.
Palavras-chave: Jornalismo
Inclusão - Ensino superior
Acessibilidade - UFPB
Webjornalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27619
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IANO22062023.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons