Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27627
Tipo: TCC
Título: Desenvolvendo caminhos na educação financeira : uma abordagem no ensino e aprendizagem de juros para o 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Livia Nascimento da
Primeiro Orientador: Gouveia, Joseilme Fernandes
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo apresentar um estudo que venha a contribuir e facilitar a aprendizagem de conceitos de juros por meio da Educação Financeira numa turma do 9° ano do ensino fundamental. Para embasar nossa pesquisa, recorremos a documentos oficiais vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e alguns autores como Mundy (2008); Silva e Powell (2013); Santos (2005); Cerbasi (2010) e D’Ambrósio (2012). A metodologia adotada no estudo concretizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. O trabalho foi estruturado em três partes: levantamento de competências e habilidades da BNCC, aplicação da proposta de sequência didática e análise dos resultados obtidos. Participaram dessa pesquisa 50 alunos de duas turmas do 9º ano de uma escola situada no município de Curral de Cima – PB. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram que os participantes possuem um conhecimento significativo sobre a Educação Financeira e Matemática Financeira ao demonstrarem ter consciência de lidar com o dinheiro de forma correta, adquirido com experiências vivenciadas. A pesquisa mostrou que os alunos construíram uma noção sobre os juros de maneira bastante articulada, sempre expondo suas opiniões sobre o tema proposto nas atividades. Por fim, foi possível concluir que esta discussão deve ser abordada em todos os anos escolares, devendo ser integrada as unidades temáticas de matemática para gerar uma consciência econômica sólida, contribuir na formaçãode cidadãos participativos, capazes de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação aouso do dinheiro.
Abstract: This research aimed to present a study that will contribute and facilitate the learning of interest concepts through Financial Education in a class of the 9th grade of elementary school. To support our research, we resorted to current official documents, such as the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) and some authors such as Mundy (2008); Silva and Powell (2013); Santos (2005); Cerbasi (2010) and D'Ambrósio (2012). The methodology adopted in the study materialized as an exploratory qualitative research. The work was structured in three parts: survey of competences and abilities of the BNCC, application of the didactic sequence proposal and analysis of the obtained results. Fifty students from two classes of the 9th grade of a school located in the municipality of Curral de Cima - PB participated in this research. The results obtained in the survey revealed that the participants have significant knowledge about Financial Education and Financial Mathematics by demonstrating awareness of dealing with money correctly, acquired through lived experiences. The research showed that the students constructed a notion about interest in a very articulated way, always exposing their opinions on the theme proposed in the activities. Finally, it was possible to conclude that this discussion should be addressed in all school years, and the thematic units of mathematics should be integrated to generate a solid economic awareness, contribute to the formation of participatory citizens, capable of making conscious and responsible decisions in relation to the use of money.
Palavras-chave: Educação financeira
Matemática financeira
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27627
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiviaNascimentodaSilva_TCC.pdfTCC2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LiviaNascimentodaSilva_TERMO.pdfTERMO109,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons