Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27628
Tipo: TCC
Título: O enigma de Sherazade : uma proposta didática na perspectiva da matemática recreativa
Autor(es): Sousa, Lyzia Nascimento de
Primeiro Orientador: Dias, Graciana Ferreira
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar uma proposta didática baseada na obra “O Enigma de Sherazade”, na perspectiva da Matemática Recreativa (MR). Tendo como objetivos específicos apresentar as potencialidades da MR como possibilidade lúdica, realizar um estudo dos contos presentes na obra O Enigma de Sherazade, classificando e resolvendo problemas históricos e recreativos através da elaboração de uma proposta didática baseada na obra. Para esse desenvolvimento, a pesquisa é classificada como aplicada, quanto à sua abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e, por fim, quanto aos procedimentos técnicos de investigação como documental. A fundamentação teórica abrange a vertente da Matemática Recreativa e a resolução de problemas na perspectiva da Matemática Recreativa como abordagem metodológica para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizou-se as contribuições teóricas de Bezerra (2021), Lindolfo (2021), Diniz; Smole (2016), Dante (1998), Smullyan (1998), entre outros. Como resultados, desenvolveu-se uma proposta de sequência didática a partir de problemas presentes na obra “O Enigma de Sherazade”. Considera-se que a abordagem de resolução de problemas associadas à vertente da Matemática Recreativa contribui significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, propiciando o desenvolvimento do pensamento lógico, da comunicação, da reflexão e da argumentação, além de possibilitar o planejamento de diversas situações como o uso de jogos, materiais concretos, tecnologias, leitura e escrita, História da Matemática e da imaginação. Espera-se que a sugestão de proposta didática elaborada contribua para o ensino e aprendizagem de Matemática dos alunos e para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental.
Abstract: The present study has as a general objective to introduce a didactic proposal based on the book “The riddle of Scheherazade”, from the perspective of Recreational Mathematics (RM). The specific objectives are to present the potential of RM as a ludic element, to conduct a study of the tales from “The riddle of Scheherazade”, by classifying and solving historical and recreational issues through the development of a didactic proposal based on the book by Raymond Smullyan. For this development, the research is classified as applied, as to its approach as qualitative, its objectives as exploratory, and, at last, the technical procedures of investigation as documentary. The theoretical fundamentals cover Recreational Mathematics and problem-solving from the perspective of Recreational Mathematics as a methodological approach to assist the teaching-learning process, therefore, we used theoretical contributions by Bezerra (2021), Lindolfo (2021), Diniz; Smole (2016), Dante (1998), Smullyan (1998), among others. As a result, we developed a didactic sequence proposal based on issues featured in the novel “The riddle of Scheherazade”. We find that the approach of problem-solving associated with the area of Recreational Mathematics contributes significantly to the teaching-learning process, which promotes the development of logical thinking, communication, reflection, and argumentation, besides that, it enables the planning of various situations, such as the usage of games, concrete resources, technologies, reading and writing, History of Mathematics, and imagination. We hope that our suggested didactic proposal will contribute to the process of teaching and learning Mathematics by students and teachers in the final years of Elementary School.
Palavras-chave: Matemática recreativa
O enigma de Sherazade
Proposta didática
Resolução de problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27628
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LyziaNascimentodeSousa_TCC.pdfTCC2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LyziaNascimentodeSousa_TERMO.pdfTERMO256,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons