Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2762
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasil, Ana Carolina de Arruda Lima-
dc.date.accessioned2017-11-08T12:31:59Z-
dc.date.available2013-10-03-
dc.date.available2017-11-08T12:31:59Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2762-
dc.description.abstractThis paper seeks to analyses the relationship between the school and the family and its importance in the teaching learning process, accomplished through a bibliographical research of various constituent theorists, to join and explore the literature of authors such as Paro (2001), Bartholo (2001) and Gokhale (1980), in addition to scientific articles relevant to the subject, on the basis of the data gathered and the doubts described in problem preset, before starting the work, seeking to define family, school, democracy, and participation in the teaching learning process. Therefore, aims to investigate the importance of the family in educating learning teaching process, clarifying information about the need for such integration and recognize the family as the first base of social and educational institution of the child. Justified by the fact of believing in this partnership (school x family). Coming to the conclusion that the families is the first basic education of the child, so they must be more involved in relation to participation in the teaching learning process. Schools should exercise its role as a continuation of the first education and establish justifications and solutions that encourage and promote the participation of parents in school. Overall, it was taken into consideration the fact that learning is not a single structure, but from the links that involve education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-08T12:31:59Z No. of bitstreams: 1 ACALB03102013.pdf: 299568 bytes, checksum: 339ad950c1ed4a1e641cc76b2f84fd93 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T12:31:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACALB03102013.pdf: 299568 bytes, checksum: 339ad950c1ed4a1e641cc76b2f84fd93 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleA importância da relação entre família e escola no processo de aprendizagem da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mata, Áurea Augusta Rodrigues da-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar a relação existente entre a escola e a família e sua importância no processo de ensino aprendizagem, realizado através de uma pesquisa bibliográfica constituinte de diversos teóricos, visando juntar e explorar a literatura de autores como Paro (2001), Bartholo (2001) e Gokhale (1980), além de artigos científicos pertinentes ao assunto, com base nos dados reunidos e nas dúvidas descritas na problemática, pré-estabelecido antes de iniciarmos o trabalho, procurando definir família, escola, democracia, e a participação no ensino aprendizagem. Sendo assim, objetiva-se investigar a importância da família no processo ensino aprendizagem do educando, elucidando informações sobre a necessidade dessa integração e reconhecer a família como a base primeira da instituição social e educacional da criança. Justificando-se pelo fato de acreditar nessa parceria (escola x família). Chegando a conclusão de que as famílias é a primeira educação base da criança, por isso devem estar mais envolvidas em relação à participação no processo de ensino aprendizagem. Já as escolas devem exercer seu papel de continuação da primeira educação e estabelecer justificativas e soluções que incentive e favoreçam a participação dos pais na escola. No geral, foi levado em consideração o fato de que a aprendizagem não se encontra numa estrutura individual, mas a partir dos vínculos que envolvem a educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACALB03102013.pdf292,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.