Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Tâmara Augusto da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T20:34:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-08T20:34:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27635 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to develop a didactic proposal using the Tactile Box to perform geometric representations as a teaching resource for 5th grade of Elementary School. To achieve this goal, the research focused on specific actions, namely: Identifying proposals for activities that comprise Geometry aimed at Elementary School present in textbooks and reference texts; Presenting the contributions and possibilities of using the Tactile Box in teaching solid geometric representations; Analyzing and discussing the Tactile Box as a teaching methodology for Geometry; and Sharing some tactile boxes with the Rio Tinto community and lesson plans with internet domains. To develop these objectives, a basic, qualitative, explanatory, and case study methodology was adopted, with a literature review of 40 authors, of 41 works, dated between 1995 and 2023. Among the references are authors such as Gonçalves (2014), Lorenzato (1995), Mello (2018), and others. The research analyzes two 5th-grade textbooks for Elementary School and points out the strengths and weaknesses of the contextualization of the work with the local reality in the cities of Rio Tinto and Mamanguape. The research reports the delivery of two elaborated tactile boxes, the sharing of school planning, and, through QR codes, exposes the construction, on YouTube, of the donated tactile boxes. Finally, a contribution of this work to the academic community is that this research emphasizes the role of Geometry in the student's formation; exposes the importance of continuing to debate the theme of the use of Concrete Material as a complementary aid in teaching Geometry, especially the Tactile Box. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-08T20:34:31Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TâmaraAugustodaSilva_TCC.pdf: 3124695 bytes, checksum: 8cdd8fe5856879c2634d8eb4547c98a9 (MD5) TâmaraAugustodaSilva_TERMO.pdf: 528986 bytes, checksum: b9c551c0bf875a35d59559fe06d7c0e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-08T20:34:31Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TâmaraAugustodaSilva_TCC.pdf: 3124695 bytes, checksum: 8cdd8fe5856879c2634d8eb4547c98a9 (MD5) TâmaraAugustodaSilva_TERMO.pdf: 528986 bytes, checksum: b9c551c0bf875a35d59559fe06d7c0e4 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Caixa tátil | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Caixa tátil, geometria e possibilidades didáticas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta didática, utilizando a Caixa Tátil, para realizar representações geométricas como recurso didático para o 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, a pesquisa se atentou a ações específicas, quais sejam: Identificar propostas de atividades que compreendem a Geometria voltada para o Ensino Fundamental presentes em livros didáticos e em textos de referência; Apresentar as contribuições e possibilidades do uso da Caixa Tátil no ensino das representações geométricas de sólido; Analisar e discutir sobre a Caixa Tátil como metodologia de ensino da Geometria e; Compartilhar algumas caixas táteis com a comunidade rio tintense e planos de aula com domínios de internet. Para desenvolvimento desses objetivos foi adotado uma postura metodológica do tipo básica, qualitativa, explicativa e estudo de caso, com revisão bibliográfica de 40 autores, de 41 referências, datados entre 1995 e 2023. Entre as referência, autores como Gonçalves (2014), Lorenzato (1995), Mello (2018) e outros. A pesquisa analisa dois livros didáticos de 5º ano do Ensino Fundamental e aponta os pontos fortes e fracos da contextualização da obra com a realidade local nas cidades de Rio Tinto e Mamanguape. A pesquisa relata a entrega de duas caixas táteis elaboradas, o compartilhamento do planejamento escolar e, através de QR codes, expõe a construção, no youtube, das caixas táteis doadas. Por fim, uma contribuição desse trabalho, para a comunidade acadêmica, é que essa pesquisa dar relevo ao papel da Geometria na formação do estudante; expõem a importância de se continuar debatendo a temática do uso do Material Concreto como auxílio complementar do ensino de Geometria, em especial, a Caixa Tátil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TâmaraAugustodaSilva_TCC.pdf | TCC | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TâmaraAugustodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 516,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons