Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27662
Tipo: TCC
Título: Comunicação pública, imagem pública e fotografia : uma análise de fotografias publicadas no Facebook do Lula e Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2022.
Título(s) alternativo(s): Public communication, public image and photography: an analysis of photographs published on Facebook of Lula and Bolsonaro during the 2022 presidential campaign.
Autor(es): Santos, Roan Nascimento
Primeiro Orientador: Colpo, Caroline Delevati
Resumo: Este artigo busca entender como a fotografia pode contribuir com a imagem pública de um político durante uma campanha eleitoral. Para a sua realização foi construída uma revisão bibliográfica com aprofundamento exploratório relacionando conceitos ligados à comunicação pública, imagem pública e fotografia. Por meio de uma análise de conteúdo, foram avaliadas cinco imagens publicadas nas páginas do Facebook do primeiro e segundo colocados na eleição presidencial do Brasil em 2022. Os resultados sugerem que a fotografia pode ser utilizada como um instrumento de comunicação pública segmentado a fim de transmitir informações que possam vir a gerar uma imagem pública positiva ou não.
Abstract: This article investigates how photography may contribute to the public image of a politician throughout an election campaign. For its production, it was built a literature review with exploratory deepening tracing relations between concepts linked to public communication, public image and photography. Through a content analysis, five images posted on the two main Brazilian Presidential candidates' facebook pages in 2022 were assessed. The results suggest that a photograph may be used as an instrument of public communication segmented in order to transmit informations that might generate a positive public image or not.
Palavras-chave: Relações públicas
Comunicação Pública
Imagem Pública
Fotografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27662
Data do documento: 30-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RNS30062023.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons