Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27669
Tipo: | TCC |
Título: | Resolução de problemas envolvendo equações polinomiais de segundo grau : possibilidades e dificuldades. |
Autor(es): | Souza, Danilo Silvino de |
Primeiro Orientador: | Costa, Surama Santos Ismael da |
Resumo: | Este trabalho abordou as dificuldades encontradas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas envolvendo equações polinomiais de segundo grau. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Luiz José Gonçalo, localizada no distrito de Inhaúa na cidade de Sapé-PB, com o objetivo de investigar e analisar as dificuldades dos alunos nesse processo. A pesquisa foi classificada como qualitativa, explicativa e participante. Inicialmente, uma avaliação diagnóstica, com a participação de 31 anos da turma, foi aplicada para verificar o nível de conhecimento dos alunos em relação às equações polinomiais de segundo grau. Os resultados revelaram que todos os alunos da turma não tinham conhecimento sobre qual fórmula utilizar para resolver esses problemas. Com base nesse diagnóstico, foi desenvolvida uma sequência didática, nesta segunda fase da pesquisa 30 alunos participaram, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos e apresentar novas abordagens para o processo de ensino-aprendizagem. Após a aplicação da sequência didática, uma nova avaliação, no qual foi utilizado um questionário contendo 7 questões abertas e fechadas, foi realizada para comparar os resultados com a avaliação diagnóstica inicial. A avaliação final contou com uma amostra de 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e os resultados mostraram que, após o estudo das equações polinomiais de segundo grau, 23 alunos adquiriram conhecimento sobre esse tipo de equação, enquanto 7 ainda não haviam compreendido completamente o tema. Esses resultados evidenciam a importância de abordagens pedagógicas que busquem superar as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de equações polinomiais de segundo grau. A utilização de sequências didáticas e estratégias diferenciadas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa e efetiva nesse conteúdo matemático. |
Abstract: | This work addresses the difficulties faced by 9th-grade students in solving problems involving second-degree polynomial equations. The research was conducted at Luiz José Gonçalo Municipal School, aiming to investigate and analyze the students' difficulties in this process. The research was classified as qualitative, explanatory, and participatory. Initially, a diagnostic assessment was applied to assess the students' level of knowledge regarding second-degree polynomial equations. The results revealed that all students in the class had no knowledge of which formula to use to solve these problems. Based on this diagnosis, a didactic sequence was developed to facilitate the students' learning and introduce new approaches to the teachinglearning process. After implementing the didactic sequence, a new assessment was conducted to compare the results with the initial diagnostic assessment. The final assessment involved 30 students, and the results showed that, after studying second-degree polynomial equations, 23 students acquired knowledge about this type of equation, while 7 still had not fully understood the topic. These findings highlight the importance of pedagogical approaches that aim to overcome the difficulties encountered by students in solving second-degree polynomial equations. The use of didactic sequences and differentiated strategies can contribute to a more meaningful and effective learning experience in this mathematical content. |
Palavras-chave: | Equações polinomiais de segundo grau Abordagens pedagógicas Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27669 |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DaniloSilvinodeSouza_TCC.pdf | TCC | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DaniloSilvinodeSouza_TERMO.pdf | TERMO | 190,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons