Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27676
Tipo: TCC
Título: O Jogo cubra 12 como uma proposta intercultural para o ensino diferenciado indígena potiguara
Autor(es): Silva, Karolayne Barbosa da
Primeiro Orientador: Costa, Surama Santos Ismael da
Resumo: Nos últimos anos, o ensino da matemática tem passado por muitas modificações. É importante ressaltar que os objetivos da Matemática, para o Ensino Fundamental, e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, estendem-se a qualquer comunidade escolar, inclusive às indígenas. Pois o conhecimento matemático é indispensável a qualquer ser que está inserido no mundo em que vivemos. Dessa maneira, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver uma sequência didática para o ensino das quatro operações matemáticas por meio da utilização do jogo cubra doze.. A pesquisa ocorreu de forma qualitativa e exploratória. Para a realização da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico da temática em questão e posterioremente foi elaborada e executada uma sequência didática envolvendo o jogo Cubra 12 e questionamentos envolvendo a cultura indígena Potiguara da Paraíba. O público alvo, para a realização da atividade, foi a turma do 8° ano da Escola ECI Antônio Sinésio da Silva, na aldeia Brejinho, no município de Marcação – PB. Este jogo foi aplicado com a finalidade de fixar o conteúdo das quatro operações elementares (adição, subtração multiplicação e divisão), de despertar o raciocínio lógico dos alunos, como também promover a manutenção da cultura indígena Potiguara. Para isto, foram utilizadas três horas aula. Os principais resultados enfatizaram que alunos gostaram do jogo Cubra 12. O jogo foi visto como um recurso que facilita a aprendizagem das quatro operações. Em relação a aplicabilidade do jogo, 50% dos alunos acharam ótimo, 30% acharam bom, 10% acharam interessante 5% acharam criativo, 3% acharam difícil e 2% não gostaram. Já em relação da inclusão do jogo Cubra 12 nas aulas de matemática, 60% acharam que as aulas se tornam interessante e divertida, 30% acham que as aulas com jogos facilitam a aprendizagem e estimulam no desenvolvimento do raciocínio, 5% tornam-se as aulas mais cansativas e 5% acham que dificultam a aprendizagem. As operações matemáticas mais utilizadas durante a aplicação do jogo foi a adição, 70%, em seguida a subtração, 15%, posteriormente a multiplicação, 10%, e por fim, a divisão, com apenas 5%. A proposta intercultural se mostrou bastante atrativa, causando supressa nos alunos em ver na aula de matemática questões que envolviam a sua cultura, e nesessária, pois apesar de se tratar de uma escola com ensino diferenciado indígena, os alunos demosntraram desconhecimento sobre perguntas básica de sua cultura. Muitos são os desafios a serem superados na atual realidade educacional no ensino da matemática, no qual alguns educadores continuam privilegiando o ensino tradicional na sua prática educativa, deixando de lado o uso de metodologias diferenciadas que contribuem para uma aprendizagem significativa. Acredita-se que se deve investir mais na utilização dos jogos, e nas demais atividades diferenciadas e interculturais, no processo de fixação dos conteúdo.
Abstract: In recent years, the teaching of mathematics has undergone many changes. It is important to highlight that the objectives of Mathematics, for elementary school, and the difficulties in the teaching and learning process, extend to any school community, including indigenous. For mathematical knowledge is indispensable to any being that is inserted in the world in which we live. . Thus, the objective of this research is to understand the possibilities of didactic use of the game cover twelve for elementary school students, observing the potentialities and limitations of the same, as an intercultural proposal to be applied in a school with differentiated indigenous education. The research took place in a qualitative and exploratory way. To carry out the research, a bibliographic survey of the theme in question was carried out and later a didactic sequence involving the game cover twelven was elaborated and executed and questions involving the Potiguara indigenous culture of Paraíba. The target audience, for the performance of the activity, was the class of the eight the grade of the ECI Antônio Sinésio da Silva School, in the village brejinho, in the municipality of Marcação – PB. This game was applied with the purpose of fixing the content of the four elementary operations (addition, multiplication subtraction and division), of awakening the logical reasoning of the students, as well as promoting the maintenance of the Potiguara indigenous culture. For this, three hours of class were used. The main results emphasized that students liked the game Cover twelve. The game was seen as a resource that facilitates the learning of the four operations. Regarding the applicability of the game, Fifty% of students found it great, thirty% found it good, ten% found it interesting five% found it creative, three % found it difficult and two% did not like it. Regarding the inclusion of the game Cover twelve in mathematics classes, sixty% found that classes become interesting and fun, thirty% think that classes with games facilitate learning and stimulate the development of reasoning, five% become the most tiring classes and five% think they make learning difficult. The intercultural proposal proved to be quite attractive, causing students to see in the mathematics class issues that involved their culture, and nesessary, because despite being a school with differentiated indigenous teaching, the students demosntraram ignorance about basic questions of their culture. There are many challenges to be overcome in the current educational reality in mathematics teaching, in which some educators continue to privilege traditional teaching in their educational practice, leaving aside the use of differentiated methodologies that contribute to meaningful learning. It is believed that more should be invested in the use of games, and in other differentiated and intercultural activities, in the process of fixing the content.
Palavras-chave: Cultura indígena
Ensino matemático
Uso de jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27676
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karolaynebarbosadasilva__TCC.pdfTCC752,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Karolaynebarbosadasilva__TERMO.pdfTERMO217,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons