Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27679
Tipo: TCC
Título: Uma análise da presença feminina na matemática através das vivências de professoras do curso de licenciatura em matemática do campus - IV
Autor(es): Lopes, Larissa Nóbrega
Primeiro Orientador: Dias, Graciana Ferreira
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar as trajetórias acadêmicas de professoras do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus – IV, para perceber os desafios e dificuldades enfrentados pelo gênero feminino. A construção deste trabalho foi desenvolvida através dos relatos obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras do curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV – UFPB – Rio Tinto. Investigou-se a escolha dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, bem como suas experiências e obstáculos enfrentados durante a carreira acadêmica. Para a realização da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo caracterizada quanto aos objetivos como exploratória e quanto ao procedimento de coleta de dados, um estudo de caso. Este trabalho tem como base alguns autores, dentre os quais podemos citar Louro (1997), Rosenthal (2018), Bolzani (2017), Gil (2002), Tosi (1998). Observa-se que ainda existem muitos obstáculos enfrentados por mulheres que almejam seguir carreira acadêmica na área da Matemática, dentre os quais podemos citar a sobrecarga de atividades, sendo oriunda do somatório dos afazeres relacionadas ao lar, maternidade e as responsabilidades acadêmicas, a pouca visibilidade e a discriminação ainda são uma realidade enfrentada pelo gênero feminino.
Abstract: This course completion work has the general objective of analyzing the academic trajectories of teachers of the Mathematics Degree course at the Federal University of Paraíba, Campus - IV, to understand the challenges and difficulties faced by the female gender. The construction of this work was developed through the reports obtained through semi-structured interviews with four teachers of the Degree in Mathematics course at Campus IV – UFPB – Rio Tinto. The choice of undergraduate, masters and doctoral courses was investigated, as well as their experiences and obstacles faced during their academic career. To carry out the research, a qualitative approach was used, being characterized in terms of objectives as exploratory and in terms of the data collection procedure, a case study. This work is based on some authors, among which we can mention Louro (1997), Rosenthal (2018), Bolzani (2017), Gil (2002), Tosi (1998). It is observed that there are still many obstacles faced by women who wish to pursue an academic career in the field of Mathematics, among which we can mention the overload of activities, arising from the sum of tasks related to home, motherhood and academic responsibilities, poor visibility and discrimination are still a reality faced by the female gender.
Palavras-chave: Mulheres na matemática
Trajetórias acadêmicas de professoras
Obstáculos e desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27679
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissanóbregalopes__TCC.pdfTCC1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Larissanóbregalopes__TERMO.pdfTERMO260,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons