Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27680
Tipo: TCC
Título: Utilização do software GeoGebra como ferramenta de ensino de funções trigonométricas no 2º ano do ensino médio
Autor(es): Silva, Alex Gomes da
Primeiro Orientador: Souza, José Fabrício Lima de
Resumo: De forma geral, o ensino de funções trigonométricas tem causado dificuldades principalmente na compreensão teórica do que representa o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo. Nesse sentido, o uso de ferramentas digitais pode auxiliar na compreensão destes conteúdos é algo fundamental para o ensino/aprendizagem de funções trigonométricas. Sendo assim este trabalho apresentou o software GeoGebra como um recurso didático que auxilia na compreensão dos conteúdos supracitados. Para isso, é apresentada uma proposta do ensino de funções trigonométricas a partir do uso de recursos de sequência didática no ensino de geometria dinâmica. Esta proposta foi aplicada com alunos do 2º ano de uma escola pública na cidade de Rio TintoPB. A metodologia utilizada na pesquisa, em relação aos objetivos foi a pesquisa exploratória e em relação aos seus procedimentos técnicos, caracterizou-se como estudo de caso. Vale salientar que o conteúdo já havia sido ministrado no método tradicional, usando quadro e giz. Ao final da atividade foi aplicada uma pesquisa onde o tamanho da amostra, foram 16 alunos do 2º ano, o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi uma atividade de sondagem que comprovou a eficácia da proposta entre os alunos no tocante a uma melhor compreensão do conteúdo abordado a partir do GeoGebra. Comprovando assim a ideia de que o uso de recursos tecnológicos é uma ferramenta indispensável no ensino de matemática.
Abstract: In general, the teaching of trigonometric functions has caused difficulties mainly in the theoretical understanding of what the sine, cosine and tangent of an angle represent. In this sense, the use of digital tools can help in understanding these contents is fundamental for teaching/learning trigonometric functions. Thus, this work presented the GeoGebra software as a didactic resource that helps in understanding the contents mentioned above. For this, a proposal is presented of the teaching of trigonometric functions from the use of didactic sequence resources in the teaching of dynamic geometry. This proposal was applied to 2nd year students of a public school in the city of Rio Tinto-PB. The methodology used in the research, in relation to the objectives was exploratory research and in relation to its technical procedures, it was characterized as a case study. It is worth noting that the content had already been taught in the traditional method, using chalkboard and chalk. At the end of the activity, a research was applied where the sample size was 16 2nd year students, the instrument used in the survey data collection was a survey activity that proved the effectiveness of the proposal among students regarding a better understanding of the content addressed from GeoGebra. Thus proving the idea that the use of technological resources is an indispensable tool in the teaching of mathematics.
Palavras-chave: GeoGebra
Novas habilidades
Construção da aprendizagem
Trigonometria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27680
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexgomesdasilva_TCC.pdfTCC1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Alexgomesdasilva_TERMO.pdfTERMO250 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons