Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Edson Silva de-
dc.date.accessioned2023-08-10T18:39:14Z-
dc.date.available2023-08-10T18:39:14Z-
dc.date.issued2021-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27685-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to investigate with Elementary School II teachers the difficulties that students have in relation to Statistical Education, with regard to the interpretation of graphics. The study was developed with teachers of Elementary School II of Vale do Mamanguape/PB in state and municipal schools under the following research problem: Reading and interpretation of graphics. The main theorists who supported the research were Walichinski (2014) and Damin (2014). The methodology adopted in the development of the research regarding the approach to the problem was classified as qualitative, in relation to the objectives, descriptive research was used, and in relation to technical procedures, bibliographic and survey research was used, since we applied a questionnaire together with teachers via Google Forms. The survey results revealed that it was possible to observe the importance of investigating, exploring and understanding that even teachers giving maximum importance to the content, students find it difficult to assimilate and interpret graphs of questions that involve simple reasoning. It is also worth mentioning that the research showed that textbooks do not adequately develop the subject and most teachers do not use laboratories to teach classes and are not aware of applications that create graphics to be used in classroom activities. Emphasizing that teachers reported not having dualities to create activities and those who use applications highlighted the Excel Spreadsheet. Therefore, a didactic sequence was proposed in order to minimize the difficulties raised by the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T18:39:14Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdsonSilvadeSousa_TCC.pdf: 1176748 bytes, checksum: 65fe4f39f0fc84b3c6314a9c39115c30 (MD5) EdsonSilvadeSousa_TERMO.pdf: 313220 bytes, checksum: 12f2822f14e1c5969a93c4951b39ffa3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T18:39:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdsonSilvadeSousa_TCC.pdf: 1176748 bytes, checksum: 65fe4f39f0fc84b3c6314a9c39115c30 (MD5) EdsonSilvadeSousa_TERMO.pdf: 313220 bytes, checksum: 12f2822f14e1c5969a93c4951b39ffa3 (MD5) Previous issue date: 2021-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectInterpretação de gráficospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDificuldades dos alunospt_BR
dc.titleA educação estatística no ensino fundamental II: desafios e obstáculos na intepretação de gráficospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Claudilene Gomes da-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal investigar junto aos professores do Ensino Fundamental II as dificuldades que os alunos possuem em relação à Educação Estatística, no que se refere à intepretação de gráficos. O estudo foi desenvolvido com os professores do Ensino Fundamental II do Vale do Mamanguape/PB em escolas estaduais e municipais sob o seguinte problema da pesquisa: Leitura e interpretação de gráficos. Os principais teóricos que embasaram a pesquisa foram Walichinski (2014) e Damin (2014). A metodologia adotada no desenvolvimento da pesquisa quanto à abordagem do problema foi classificada como qualitativa, já em relação aos objetivos foi utilizada a pesquisa descritiva, e com relação aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de levantamento, uma vez que aplicamos um questionário juntos aos professores pelo Google Forms. Os resultados da pesquisa revelaram que foi possível observar a importância de se investigar, explorar e compreender que mesmo os professores dando importância máxima para o conteúdo os alunos têm dificuldade para assimilar e interpretar gráficos de questões que envolvem um simples raciocínio. Vale ressaltar inda que a pesquisa mostrou que os livros didáticos não desenvolvem de forma adequada o assunto e a maioria dos professores não fazem uso de laboratórios para ministrar aulas e não tem conhecimento de aplicativos que criem gráficos para serem usados em atividades em sala de aula. Destacando que os professores relataram não ter dualidades para criar atividades e os que fazem uso de aplicativos deram destaque para a Planilha Eletrônica Excel. Diante disso, foi proposta uma sequência didática com o intuito de minimizar as dificuldades levantadas pela pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdsonSilvadeSousa_TCC.pdfTCC1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
EdsonSilvadeSousa_TERMO.pdfTERMO305,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons