Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2769
metadata.dc.type: TCC
Title: A música na sala de aula de língua estrangeira: Uma análise bibliográfica.
metadata.dc.creator: Chagas, Francisco José Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bezerra, Fábio Alexandre Silva
metadata.dc.description.resumo: Por se tratar de um elemento de expressão cultural que circula nos mais variados ambientes, a música vem ao longo dos séculos apresentando sua relevância em diversos contextos sociais. Além de ser utilizada como instrumento artístico, passou a ser compreendida como recurso didático nas aulas de línguas estrangeiras, em virtude de sua capacidade motivadora para aprendizagem, instigando, assim, a curiosidade dos alunos em conhecer as letras, bem como o significado das expressões utilizadas. Quando bem trabalhada, ela ainda é vislumbrada como um elemento que contribui para o desenvolvimento da consciência crítica (PAULUK; SANTOS, 2008). Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral descrever e discutir estudos que destacam a importância da música como recurso didático nas aulas de língua estrangeira, e tem como objetivos específicos analisar seu impacto na proficiência dos estudantes e no aprimoramento das relações entre professores e alunos, tendo como preocupação o trabalho da consciência crítica dos alunos como cidadãos. Para este trabalho, foram selecionados sete artigos revisados por pares do Portal CAPES, seguindo certos critérios de escolha, de maneira que apresentassem um amplo contexto do ensino de línguas estrangeiras nas escolas de idiomas, universidades e escolas de ensino médio. Em seguida, as principais informações foram organizadas numa tabela, auxiliando no processo de apresentação de comparações entre os objetivos, metodologias, suportes teóricos e resultados de cada um dos estudos analisados. Resultados gerais indicam a importância da utilização desse recurso didático nas aulas de idiomas, visto que, por meio da utilização de músicas, os alunos aprimoraram a pronúncia, o vocabulário, bem como elevaram o grau de motivação e de senso crítico em sala de aula (MURRAY, 2005).
Abstract: Being an element of cultural expression that circulates in the most varied environments, music has been establishing its relevance in an array of social contexts. In addition to being used as an artistic tool, it became a didactic resource within the foreign language classroom by virtue of its capacity to motivate for learning, thus instigating curiosity in the students to know the lyrics and meanings of the expressions used. When used properly, it has also been considered an element that contributes to the development of critical awareness (PAULUK; SANTOS 2008). In this context, the general objective of the present work is to describe and discuss studies that highlight the importance of music as a didactic resource within the foreign language classroom, and its specific objectives are to analyze its impact in the students’ proficiency level and the improvement of the relationship between teachers and students, also having a concern for the students’ critical awareness as citizens. For this study, seven peer-reviewed articles were selected from Portal CAPES, following some guidelines to ensure a wider context of foreign language teaching within language schools, universities and high schools. After that, the main pieces of information were organized in a table, thus allowing for the presentation of comparisons among objectives, methodologies, theoretical support and results of each of the studies analyzed. Overall results point to the importance of using this didactic resource within the language classrooms, since, through the use of songs, the students improved their pronunciation and vocabulary, and they also presented a higher degree of motivation and critical sense in the classroom (MURRAY, 2005).
Keywords: Música
Aprendizagem
Língua Estrangeira
Recurso Didático
Interação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2769
Issue Date: 3-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FJSC03072017.pdf784,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons