Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27692
Tipo: TCC
Título: O LEM e as habilidades docentes na formação inicial de professores de matemática nas universidades públicas federais do Nordeste
Autor(es): Bessa, Eliel Silva Ribeiro
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo central analisar as ementas das disciplinas relacionadas ao Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, das universidades públicas federais do Nordeste, que dispunham o curso de Licenciatura em Matemática, com o intuito de evidenciar relações existentes entre as ementas trabalhadas nos cursos de formação de professores e as competências e habilidades docentes trazidas na BNC – Formação. Para o desenvolvimento da pesquisa são apresentadas algumas concepções do Laboratório de Ensino de Matemática, além da importância desse espaço na formação de professores e no ensino básico, baseadas nos autores e pesquisadores sobre esse tema. Além disso, também é considerado um breve processo histórico das unidades formadoras de professores de Matemática, que se deu desde a criação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, em 1827, passando pelo estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura (DCN), até o surgimento da BNC – Formação. A investigação conduzida caracteriza-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e documental. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiramente, foi verificado, dentre as universidades públicas federais do Nordeste, quais ofertam o curso de Licenciatura em Matemática; por conseguinte, dentre essas, em quais se era possível ter acesso ao PPC dos cursos; e, por último, foi verificada a oferta da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática nas estruturas curriculares dos referidos cursos. Foram analisadas quinze ementas, de onze cursos de Licenciatura em Matemática, sendo oito na modalidade à distância e três presenciais, de oito centros universitários federais. A partir da análise das ementas das disciplinas de LEM, foi possível perceber aspectos característicos das competências e habilidades da BNC – Formação presentes na composição das ementas trabalhadas nos cursos de Licenciatura em Matemática, especialmente nas dimensões de conhecimento profissional e prática profissional, com maior ênfase nesta última. Foi observado, também, que em nenhuma das ementas é trabalhado o laboratório visando a junção dos quatro aspectos identificados (ludicidade, tecnologia, planejamento e reflexão sobre a prática), de forma simultânea.
Abstract: The main objective of this Course Completion Work is to analyze the syllabi of disciplines related to the Mathematics Teaching Laboratory - MTL, of the federal public universities in the Northeast, which had the Mathematics Licentiate course, with the aim of highlighting the existing relationships between the menus worked on in teacher training courses and the teaching skills and abilities brought in BNC – Formation. For the development of the research, some conceptions of the Mathematics Teaching Laboratory are presented, in addition to the importance of this space in teacher training and basic education, based on authors and researchers on this topic. In addition, it is also considered a brief historical process of the formation units of Mathematics teachers, which occurred since the creation of the Law of the Schools of First Letters, in 1827, passing through the establishment of the National Curricular Guidelines for the courses of Mathematics, Bachelor and Degree (DNC), until the emergence of BNC - Training. The investigation carried out is characterized by a qualitative, exploratory and documentary research. The research was carried out in three stages: first, it was verified, among the federal public universities in the Northeast, which ones offer the Licentiate in Mathematics course; therefore, among those, in which it was possible to have access to the PPC of the courses; and, finally, the offer of the Mathematics Teaching Laboratory discipline in the curricular structures of the referred courses was verified. Fifteen syllabuses were analyzed, from eleven Mathematics Licentiate courses, eight of which were distance learning and three face-to-face, from eight federal university centers. From the analysis of the syllabuses of the LEM disciplines, it was possible to perceive characteristic aspects of the competences and abilities of the BNC – Formation presents in the composition of the syllabuses worked in the Degree in Mathematics courses, especially in the dimensions of professional knowledge and professional practice, with greater emphasis in this last one. It was also observed that none of the menus dealt with the laboratory, aiming to combine the four identified aspects (playfulness, technology, planning and reflection on practice), simultaneously.
Palavras-chave: Formação Inicial de professores de matemática
Laboratório de ensino de matemática
Competências e habilidades docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27692
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elielsilvaribeirobessa_TCC.pdfTCC974,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Elielsilvaribeirobessa_TERMO.pdfTERMO152,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons