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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27694
Tipo: TCC
Título: Potencialidades da resolução de problemas em matemática no ensino médio para o desenvolvimento do pensamento computacional
Autor(es): Silva, Felipe Tarquino da
Primeiro Orientador: Souza, José Fabrício Lima de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo por objetivo geral investigar o processo de ensino e aprendizagem de medidas de tendência central, tendo como objetivo o desenvolvimento do pensamento computacional (PC), utilizando o MIT App Inventor como recurso pedagógico. O desenvolvimento das atividades propostas ocorreu com os alunos em uma turma do 3° ano do Ensino Médio na ECITE Henrique de Fernandes de Farias, situada a cidade de Curral De Cima. A escolha da pesquisa se deu, pela razão do grande destaque que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) deu para o pensamento computacional, que estava presente sempre e somente nas cessões de matemática do documento. Foram levantados os conceitos mais relevantes para o desenvolvimento dessa pesquisa, como os pilares do pensamento computacional estão relacionados com a resolução problemas matemáticos. A base teórica teve como principais referências Wing, Bocconi e Brackmann. Quanto a abordagem do objeto, classifica como de natureza qualitativa e para o levantamento de dados é uma pesquisa do tipo estudo de caso. Foi destacado nesta pesquisa problemas que relação entre o PC e resolução de problemas matemáticos é indissociável, pelo fato da resolução dos problemas matemáticos está diretamente com os pilares do pensamento computacional. Como também, foi analisado que a utilização do App Inventor como ferramenta pedagógica nos componentes curriculares da matemática, permite que o aluno tenha o primeiro contato com ambiente de programação.
Abstract: The general objective of this research was to investigate the process of teaching and learning measures of central tendency, with the objective of developing computational thinking (CT), using the MIT App Inventor as a pedagogical resource. The development of the proposed activities took place with students in a class of the 3rd year of high school at ECITE Henrique de Fernandes de Farias, located in the city of Curral De Cima. The choice of research was due to the great emphasis that the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) gave to computational thinking, which was always and only present in the mathematics assignments of the document. The most relevant concepts for the development of this research were raised, as the pillars of computational thinking are related to solving mathematical problems. The theoretical basis had as main references Wing, Bocconi and Brackmann. As for the approach to the object, it is classified as qualitative in nature and for data collection it is a case study research. It was highlighted in this research problems that the relationship between the PC and the resolution of mathematical problems is inseparable, because the resolution of mathematical problems is directly with the pillars of computational thinking. As well, it was analyzed that the use of App Inventor as a pedagogical tool in the curricular components of mathematics, allows the student to have the first contact with the programming environment.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Mit app Inventor
Medidas de tendência central
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27694
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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