Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aleff Hermínio da-
dc.date.accessioned2023-08-11T11:46:49Z-
dc.date.available2020-03-27-
dc.date.available2023-08-11T11:46:49Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27696-
dc.description.abstractThis work had as main objective to research the contributions that the use of Mathematical Research as a methodology can give to the teaching-learning process of the concepts of the divisibility of natural numbers. Therefore, based on what this methodology proposes, we applied seven activities to a class of 30 students from the 6th year of elementary school at a school in the municipality of Mamanguape / PB. The methodology used for the development of the research is characterized, with regard to the approach to the problem, as qualitative. As for its objectives, it is classified as exploratory and, in relation to technical procedures, as a case study. The data were obtained from the observations made during the intervention, the responses given to the activities and the evaluative questionnaire, containing open and closed questions, applied at the culmination of the intervention. The analysis of the results showed that, the students were able to understand the meaning of the investigative activities, which was reflected in the involvement of both during the intervention and in their responses to the activities and the evaluation questionnaire. Therefore, we found that, in fact, the use of this methodology was able to facilitate students' learning, as it provided them with the chance to be the main agent of this process. In this sense, it is worth emphasizing the importance that current teachers and future teachers are made aware of the proposals of this methodology and its benefits and that they are able to use it in classrooms.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T11:46:49Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AleffHermíniodaSilva__TCC.pdf: 2148587 bytes, checksum: fd0d0a82b55b3e5a1aa6f32b99ccddd3 (MD5) AleffHermíniodaSilva__TERMO.pdf: 588280 bytes, checksum: 29229991c643fd61341656dc00ff08d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T11:46:49Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AleffHermíniodaSilva__TCC.pdf: 2148587 bytes, checksum: fd0d0a82b55b3e5a1aa6f32b99ccddd3 (MD5) AleffHermíniodaSilva__TERMO.pdf: 588280 bytes, checksum: 29229991c643fd61341656dc00ff08d6 (MD5) Previous issue date: 2020-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInvestigação matemáticapt_BR
dc.subjectDivisibilidadept_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleInvestigação matemática : contribuições dessa metodologia para o ensino-aprendizagem da divisibilidade dos números naturaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Claudilene Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143455483303761pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143455483303761pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo principal pesquisar as contribuições que o uso da Investigação Matemática como metodologia pode dar ao processo de ensino-aprendizagem dos conceitos da divisibilidade dos números naturais. Para tanto, com base no que propõe essa metodologia, aplicamos sete atividades em uma turma de 30 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Mamanguape/PB. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, no que se refere a abordagem do problema, como qualitativa. Quanto aos seus objetivos classifica-se como exploratória e, com relação aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir das observações realizadas durante a intervenção, das respostas dadas às atividades e ao questionário avaliativo, contendo questões abertas e fechadas, aplicado na culminância da intervenção. A análise dos resultados denotou que, os alunos conseguiram compreender o sentido das atividades de cunho investigativo, o que ficou refletido no envolvimento de ambos durante a intervenção e nas suas respostas às atividades e ao questionário avaliativo. Diante disso, verificamos que, de fato, o uso dessa metodologia foi capaz de facilitar a aprendizagem dos alunos, pois proporcionou aos mesmos a chance de ser o principal agente desse processo. Nesse sentido, cabe salientar, a importância de que os professores em atuação e os futuros professores tomem conhecimento das propostas dessa metodologia e dos seus benefícios e que tenham condições de utilizá-la nas salas de aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AleffHermíniodaSilva_TCC.pdfTCC2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AleffHermíniodaSilva_TERMO.pdfTERMO574,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons