Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27702
Tipo: TCC
Título: O cultivo do abacaxi e a etnomatemática: relações com as unidades temáticas da BNCC
Autor(es): Silva, Geovana Raquel Pereira da
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma pesquisa inclusa na área de Ensino e Aprendizagem da Matemática, que tem como objetivo investigar os conhecimentos matemáticos dos agricultores que realizam o cultivo do abacaxi da comunidade rural de Lagoa de Fora, município de Itapororoca/PB, e relacionar tais conhecimentos com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como qualitativa; quanto aos objetivos, ela é de caráter exploratório, e ao ser realizada com os agricultores de uma comunidade específica pode ser caracterizada como um estudo de caso. O embasamento teórico da pesquisa foi realizado por meio do estudo de livros, teses, dissertações e artigos sobre o Programa Etnomatemática que serviu de subsídio para investigar os conhecimentos matemáticos dos agricultores, bem como relacioná-los com os conhecimentos escolares. Para obter as informações necessárias para investigação da pesquisa, foram realizadas entrevistas com cinco agricultores, e também foi observado todo o processo do cultivo do abacaxi, a fim de captar todos os detalhes desse plantio. As análises das entrevistas demonstraram que as relações estabelecidas entre o conhecimento matemático dos agricultores com as unidades temáticas da BNCC pode promover uma aprendizagem matemática que atribua significado aos conteúdos ensinados na sala de aula.
Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) is a research included in the area of Teaching and Learning Mathematics, which aims to investigate the mathematical knowledge of farmers who cultivate pineapple in the rural community of Lagoa de Fora, city of Itapororoca/PB and relate this knowledge to the BNCC’s thematic units. The research is characterized, in terms of its approach, as qualitative, in terms of objectives, it is exploratory in nature, and when carried out with farmers in a specific community it can be characterized as a case study. The theoretical basis of the research was carried out through the study of books, theses, dissertations and articles on the Ethnomathematics Program that served as a subsidy to investigate the mathematical knowledge of farmers, as well as to relate them to school knowledge. In order to collect the necessary information for research investigation, interviews were carried out with five farmers, and the whole process of pineapple cultivation was also observed, in order to capture all the details of this planting. The analysis of the interviews showed that the relationships established between the mathematical knowledge of farmers and the thematic units of the BNCC can promote mathematical learning that gives meaning to the content taught in the classroom.
Palavras-chave: Etnomatemática
BNCC
Conhecimento matemático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27702
Data do documento: 25-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeovanaRaquelPereiradaSilva__TCC.pdfTCC2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GeovanaRaquelPereiradaSilva__TERMO.pdfTERMO237,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons