Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Isabel Cristina Pereira da-
dc.date.accessioned2023-08-11T13:10:15Z-
dc.date.available2023-08-11T13:10:15Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27703-
dc.description.abstractThe research carried out for this Course Conclusion Paper (TCC) aims to investigate that contributions the Pedagogical Residency Program (PRP) provided for professional training and constitution of the identity of undergraduate students in the Mathematics Degree course at UFPB / campus IV. Due to the investigative nature of our research, it is characterized in a qualitative research, because in this work we made an analysis of the residents' written reports, seeking to identify, in its contents, evidence of the contribution of the PRP to their professional training, as well as to the development of identity. In this perspective, regarding its objectives, this research is outlined as exploratory. We used the last item, called Final Considerations, from the Resident Report as the main instrument of study to identify and analyze the program contributions described by the residents. For the analysis of the contributions in the professional formation of the student in Mathematics, identified in the written reports of the residents, we are based on the theory of the discourse analysis, as well as in publications of researchers that approach, in their researches, reflections and theories about the initial formation and the professional practice of teachers. After analyzing the residents' reports, we identified that the contributions of the PRP during the period of immersion of residents in Basic Education, enabled them to put them in contact with the knowledge learned during their initial training and in the program planning meetings. The constitution of this work showed us how important the articulation between theory and practice in undergraduate courses is for teaching practice. When we suggest, even if new investigations on the PRP are carried out, in order to reveal new contributions to teacher training of undergraduate students who are part of the program.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T13:10:15Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IsabelCristinaPereiradaSilva__TCC.pdf: 4689384 bytes, checksum: 1d0b5f8d089ad62fa64b8d679a5725ce (MD5) IsabelCristinaPereiradaSilva__TERMO.pdf: 433681 bytes, checksum: 80d1ad7e52b0d56b07e896594991a660 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T13:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IsabelCristinaPereiradaSilva__TCC.pdf: 4689384 bytes, checksum: 1d0b5f8d089ad62fa64b8d679a5725ce (MD5) IsabelCristinaPereiradaSilva__TERMO.pdf: 433681 bytes, checksum: 80d1ad7e52b0d56b07e896594991a660 (MD5) Previous issue date: 2020-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma de residência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.titleO programa de residência pedagógica : contribuições na formação docente dos licenciandos em matemática da UFPB/campus IVpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.creator.Lattes09551440439pt_BR
dc.creator.Lattes09551440439pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar que contribuições o Programa de Residência Pedagógica (PRP) proporcionou para formação profissional e constituição da identidade dos licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/campus IV. Pela natureza investigativa de nossa pesquisa, ela está caracterizada em uma pesquisa qualitativa, pois neste trabalho fizemos uma análise dos relatos escritos dos residentes, buscando identificar, em seus conteúdos, indícios da contribuição do PRP para a formação profissional deles, bem como para o desenvolvimento da identidade. Nessa perspectiva, quanto aos seus objetivos, esta pesquisa está delineada como exploratória. Utilizamos como instrumento principal de estudo o último item, denominado de Considerações Finais, do Relatório do Residente, para identificar e analisar as contribuições do programa descritas pelos residentes. Para a análise das contribuições na formação profissional do licenciando em Matemática, identificadas nos relatos escritos dos residentes, nos baseamos na teoria da análise de discurso, bem como em publicações de pesquisadores que abordam, em suas pesquisas, reflexões e teorias a respeito da formação inicial e da prática profissional de professores. Após a análise dos relatos dos residentes, identificamos que as contribuições do PRP, no período de imersão dos residentes na Educação Básica, possibilitaram que os colocassem em contato com os conhecimentos apreendidos durante a sua formação inicial e nas reuniões de planejamento do programa. A constituição deste trabalho nos mostrou o quanto é importante para prática docente a articulação entre a teoria e a prática nos cursos de licenciatura. Ao sugerimos, ainda que novas investigações sobre o PRP sejam realizadas, a fim de revelar novas contribuições para formação docente dos licenciandos que fazem parte do programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabelCristinaPereiradaSilva__TCC.pdfTCC4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IsabelCristinaPereiradaSilva__TERMO.pdfTERMO423,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons