Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27704
Tipo: TCC
Título: A inserção da educação estatística no ensino básico: aspectos relevantes à formação do professor de matemática
Autor(es): Beserra, Joseilson Gomes
Primeiro Orientador: Gouveia, Joseilme Fernandes
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores de Matemática que atuam no Ensino Médio, dos alunos/futuros professores de Matemática e de professores formadores sobre a inserção da Educação Estatística no ensino básico e como estão sendo feitas as abordagens da Estatística tanto na sala de aula do Ensino Superior como na sala de aula do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido com professores de Matemática que atuam no Ensino Médio, alunos do curso de Licenciatura em Matemática e professores formadores que atuam na disciplina de Estatística no Ensino Superior. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como um estudo de caso e em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Já os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foram três questionários contendo questões acerca da Educação Estatística nos cursos de licenciatura, enfatizando a sua abordagem nos cursos de formação docente e no ensino básico, destacando a sua inserção na sala de aula. Com relação aos resultados, observou-se que a maioria dos discentes mesmo tendo recebido o ensino de conteúdos de Estatística no Ensino Básico, os seus professores trabalharam apenas noções básicas de Estatística de acordo com o livro didático adotado, sem aprofundamento dos conteúdos e abordagens contextualizadas. Percebemos que a inserção da Educação Estatística no Ensino Básico não está acontecendo da forma apropriada e que é indicada nos documentos oficiais da Educação. Contudo, grande parte dos professores de Matemática do ensino básico não se sente preparada para inserir a Educação Estatística em suas aulas. Assim, é necessário que os professores de Matemática, mesmo não estando preparados para inserir a Educação Estatística em suas aulas, no Ensino Básico, busquem se aperfeiçoar, estudar os conteúdos e, principalmente, planejar suas aulas, buscando metodologias de ensino que possam contribuir para a construção do conhecimento estatístico de seus alunos. Também é necessário que os cursos de formação de professores repensem o seu currículo, especificamente ao que se refere à disciplina de Estatística, quanto à carga horária destinada e a forma como a Estatística vem sendo abordada em sala de aula, possibilitando aos discentes uma formação adequada para que possam desenvolver o conhecimento estatístico de seus futuros alunos. Além disso, é fundamental que o ensino dos conteúdos de Estatística seja desenvolvido de forma mais aprofundada e contextualizada no Ensino Básico, que sejam trabalhadas mais situações práticas relacionadas à realidade social dos alunos, visto que essa etapa de ensino é crucial para a formação do aluno.
Abstract: The present work had as general objective to analyze the perceptions of the Mathematics teachers who work in the High School, of the students / future Mathematics teachers and of teacher educators about the insertion of the Statistical Education in the basic education and how the approaches of the Statistics are being made both in the Higher Education classroom as well as in the Basic Education classroom. The study was developed with Mathematics teachers who work in High School, students of the Mathematics Degree course and teachers who work in the discipline of Statistics in Higher Education. The methodology used for the development of the research is characterized in relation to the objectives as exploratory and descriptive. As for the technical procedures used, it is characterized as a case study and in relation to the approach method, it is characterized as a qualitative and quantitative research. The instruments used in the collection of research data were three questionnaires containing questions about Statistical Education in undergraduate courses, emphasizing their approach in teacher training courses and basic education, highlighting their insertion in the classroom. Regarding the results, it was observed that the majority of the students, even having received the teaching of Statistics content in Basic Education, their teachers only worked on basic notions of Statistics according to the adopted textbook, without deepening the contents and contextualized approaches . We realized that the insertion of Statistical Education in Basic Education is not happening in the appropriate way and that it is indicated in the official documents of Education. However, most elementary school mathematics teachers do not feel prepared to include statistical education in their classes. Thus, it is necessary that Mathematics teachers, even if they are not prepared to insert Statistical Education in their classes, in Basic Education, seek to improve themselves, study the contents and, mainly, plan their classes, seeking teaching methodologies that can contribute to the construction of the statistical knowledge of its students. It is also necessary for teacher training courses to rethink their curriculum, specifically with regard to the discipline of Statistics, in terms of the number of hours allocated and the way in which Statistics has been approached in the classroom, enabling students to provide adequate training so that they can develop the statistical knowledge of their future students. In addition, it is essential that the teaching of the contents of Statistics is developed in a more in-depth and contextualized way in Basic Education, that more practical situations related to the social reality of the students are worked, since this teaching stage is crucial for the education of the student.
Palavras-chave: inserção da educação estatística
formação de professores de matemática
Ensino Básico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27704
Data do documento: 23-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseilsonGomesBeserra_TCC.pdfTCC807,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoseilsonGomesBeserra_TERMO.pdfTERMO323,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons