Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27711
Tipo: TCC
Título: Uma perspectiva para educação financeira de jovens e adultos por meio da resolução de problemas
Autor(es): Alcântara, Jéssica
Primeiro Orientador: Gouveia, Joseilme Fernandes
Resumo: O presente trabalho se deu através da necessidade de um ensino aprendizagem de Educação Financeira a partir de um sistema de resolução de problemas, voltado para as especificidades do ensino para a EJA, visando desenvolver um ensino crítico pedagógico, a partir de situações cotidianas. A pesquisa se desenvolveu na cidade de Cuitegi – PB, com uma turma da EJA do Ensino Médio, no segundo semestre de 2022. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, contendo pesquisa bibliográfica e observação participante. A pesquisa teve natureza exploratória com vista ao objetivo geral: investigar as contribuições da resolução de problemas por meio da Educação Financeira, para análises de situações do dia-a-dia dos discentes da EJA. A abordagem possibilitou um olhar crítico sobre suas finanças, bem como maior análise social, política e econômica. Autores como Ambrósio, Paulo Freire e Paulus Gerdes foram de grande importância para um maior aprofundamento teórico e metodológico a respeito dos temas abordados. Durante a intervenção foi utilizado a metodologia de resolução de problemas, estruturadas por Onuchic e Allevato (2011), que possibilitou uma maior análise crítica dos desafios propostos, assim como maior autonomia dos discentes e desenvolveu meios coletivos de alcançar o objetivo proposto. Um dos principais resultados da pesquisa foi a escassez no aprofundamento acerca de conhecimentos prévios a respeito do planejamento financeiro, algo de muita Importância na vida social e familiar de cada indivíduo.
Abstract: The present work was based on the need for a teaching and learning of Financial Education based on a problem solving system, focused on the specificities of teaching for EJA, aiming to develop a critical pedagogical teaching, based on everyday situations. The research was carried out in the city of Cuitegi - PB, with a high school EJA class, in the second half of 2022. The methodological approach of the research was qualitative, containing bibliographical research and participant observation. The research had an exploratory nature with a view to the general objective: to investigate the contributions of problem solving through Financial Education, for analysis of day-to-day situations of EJA students. The approach allowed a critical look at their finances, as well as greater social, political and economic analysis. Authors such as Ambrósio, Paulo Freire and Paulus Gerdes were of great importance for a greater theoretical and methodological deepening of the topics addressed. During the intervention, the problem solving methodology, structured by Onuchic and Allevato (2011), was used, which enabled a greater critical analysis of the proposed challenges, as well as greater autonomy of the students and developed collective means of achieving the proposed objective. One of the main results of the research was the scarcity of in-depth knowledge about prior knowledge about financial planning, something of great importance in the social and family life of each individual.
Palavras-chave: Educação financeira
Metodologia de resolução de problemas
Educação de jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27711
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssicaalcântara_TCC.pdfTCC920,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jéssicaalcantara_TERMO.pdfTERMO561,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons