Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27712
Tipo: | TCC |
Título: | O desenvolvimento do pensamento computacional na construção dos saberes do teorema de pitágoras utilizando como ferramenta de programação o MIT app inventor |
Autor(es): | Costa, Luana Cruz da |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | A Educação Básica do nosso país vem passando por constantes transformações, nas quais vem impactando diretamente no Ensino Superior, em específico nos cursos de licenciatura. Diante disso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral investigar as potencialidades da ferramenta MIT App Inventor como recurso facilitador no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) para a resolução de problemas matemáticos, durante a formação inicial de professores. Para alcançar o objetivo, foi construído um aplicativo móvel com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras; realizada uma oficina pedagógica sobre resolução de problemas, envolvendo o uso do Teorema de Pitágoras, e por fim, foi possível comparar o método analítico com a implementação da modelagem matemática assistida pelo MIT App Inventor. A metodologia utilizada na pesquisa em relação aos objetivos foi a pesquisa descritiva, em relação a abordagem do problema foi a pesquisa qualitativa, sendo sua natureza aplicada e em relação aos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa experimental e estudo de caso. Dentre os documentos e autores que deram fundamento ao referencial teórico têm-se a Base Nacional Comum Curricular, a BNC-Formação, Jeannette Wing (2006), Polya (1978; 1985) e Dante (2009). O estudo foi realizado na Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, em Rio Tinto– PB, cujo tamanho da amostra foram 34 alunos do 1º período do curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa foi desenvolvida a partir da coleta de dados favorecida por meio da aplicação de um questionário de diagnóstico on-line contendo 6 questões, com a finalidade de verificar, principalmente, o desempenho dos alunos com o conteúdo do Teorema de Pitágoras. Com relação aos resultados, observou-se que o MIT App Inventor é uma ferramenta eficaz no que diz respeito ao desenvolvimento do Pensamento Computacional contribuindo de modo significativo para que essas dificuldades sejam elucidadas. Verificou-se ainda que o uso de recursos digitais na educação, em específico na área da Matemática é visto como recurso coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; e que o desenvolvimento do PC é essencial desde os períodos iniciais do curso de Licenciatura em Matemática, facilitando na construção dos saberes e na resolução dos problemas em outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática. |
Abstract: | The Basic Education of our country has been undergoing constant transformations, in which it has been directly impacting higher education, in particular in undergraduate courses. Therefore, the present Course Completion Work (CCW) had as general objective to investigate the potentialities of the MIT App Inventor tool as a facilitating resource in the development of Computational Thinking (CT) for the resolution of mathematical problems during the initial training of teachers. To achieve the goal, a mobile application was built in order to assist in the teaching-learning process of the Pythagoras Theorem; performed a pedagogical workshop on problem solving, involving the use of the Pythagoras Theorem, and finally, it was possible to compare the analytical method with the implementation of mathematical modeling assisted by MIT App Inventor. The methodology used in the research in relation to the objectives was descriptive research, in relation to the approach of the problem was qualitative research, being its nature applied and in relation to technical procedures, experimental research and case study were used. Among the documents and authors that gave foundation to the theoretical framework is the Common National Curriculum Base, the BNC-Formation, Jeannette Wing (2006), Polya (1978; 1985) and Dante (2009). The study was carried out at the Federal University of Paraíba/Campus IV, in Rio Tinto-PB, whose sample size was 34 students from the 1st period of the Degree in Mathematics. The research was developed from the favored data collection through the application of an online diagnostic questionnaire containing 6 questions, with the purpose of verifying, mainly, the performance of the students with the content of the Pythagoras Theorem. Regarding the results, it was observed that the MIT App Inventor is an effective tool with regard to the development of Computational Thinking contributing significantly to these difficulties are elucidated. It was also verified that the use of digital resources in education, especially in the area of Mathematics is seen as an adjunct resource in the teaching-learning process of Mathematics; and that the development of CT is essential since the initial periods of the Degree course in Mathematics, facilitating the construction of knowledge and in the resolution of problems in other disciplines of the Degree course in Mathematics. |
Palavras-chave: | Pensamento computacional Formação de professores MIT app inventor Teorema de pitágoras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27712 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luanacruzdacosta__TCC.pdf | TCC | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Luanacruzdacosta__TERMO.pdf | TERMO | 209,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons