Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27713
Tipo: TCC
Título: Percurso de formação musical de professor de nível técnico e superior : narrativas de experiências de vida.
Título(s) alternativo(s): Musical training course of technical and higher level teacher: narratives of life experiences.
Autor(es): Paula, Hermano Henrique Cabral de
Primeiro Orientador: Penna, Maura Lucia Fernandes
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa de caráter interdisciplinar, cujo objetivo geral foi compreender como professores de cursos técnicos e superiores de música estabeleceram distintas relações com a música ao longo de seu percurso formativo. Os dados empíricos analisados resultam do plano de trabalho do qual o autor foi responsável durante a vigência 2019-2020 (PIVIC/UFPB). Utilizamos a história de vida, com base em entrevistas narrativas, como metodologia para a coleta de dados com os cinco sujeitos participantes, a fim de compreender as relações que eles estabeleceram com a música através de estudos e experiências diversas. Tomamos como referências interpretativas estudos da área de educação musical e estudos biográficos, com foco em trabalhos cuja discussão central esteve em torno da metodologia das histórias de vida. A memória autobiográfica evocada nas narrativas possibilitou aos sujeitos revisitar suas trajetórias, trazendo, com riqueza de detalhes, como certos momentos foram significativos em seus percursos até chegarem ao momento atual de atuação profissional. Com isso, analisamos como os diferentes contextos de formação e atuação musical influenciaram as relações pessoais que os sujeitos construíram com a música. O caráter interdisciplinar das análises permitiu compreender as significações subjetivas que cada um deles estabeleceu com a música, sobretudo nos momentos de dificuldade, uma vez que precisaram investir vários anos de suas vidas para realizar seus projetos de vida. Todos iniciaram seus estudos musicais pelo desejo de tocar e se expressar musicalmente. Porém, ao longo de seu percurso, envolveram-se com o ensino e a pesquisa acadêmica, esta intensificada em cursos de pós-graduação. Diante das dificuldades de profissionalização em música, tornaram-se professores de instituições públicas, em nível técnico ou superior. Concluímos que cada um dos sujeitos participantes desta pesquisa percorreu, cada qual, trajetórias particulares de estudo e formação musical. Sendo assim, cada percurso refletiu os anseios, motivações e significações pessoais construídas na relação com a música – seja por meio da performance, do ensino ou da pesquisa -, culminando com a profissionalização através da docência na área.
Abstract: This work is the result of a qualitative research of interdisciplinary character, whose general objective was to understand how teachers of technical and undergraduate level in music established different relationships with music throughout their formative path. The empirical data analyzed result from the work plan the author was responsible for during the 2019-2020 period (PIVIC/UFPB). The methodology used was History of Life, based on interviews for collecting data with five participants, in order to understand the relationships they established with music through their studies and experiences. We have used as interpretive references studies in the area of music education and biographical studies, focusing on works whose central discussion was about the methodology of life stories. The autobiographical memory evoked in the narratives allowed the participants to revisit their trajectories, bringing, with great details, how certain moments were significant in their paths until they reached the current moment of professional activity. Hence, we analyzed how the different contexts of musical formation and performance influenced the personal relationships that the subjects built with music. The interdisciplinary purpose of the analyses allowed us to understand the subjective meanings that each of them established with music, especially in times of difficulty, since they had to invest several years of their lives to carry out their life projects. They all started their musical studies out of a desire to play and express themselves musically. However, throughout their journey, they became involved with teaching and academic research, which was intensified in postgraduate courses. Over the difficulties of becoming professional in music,they became teachers at public institutions, at a technical or higher level. In order to conclude, all of the participants in this research had pursuit, each one, unique trajectories of study and musical formation. Therefore, each path reflected the yearnings, motivations and personal meanings built in the relationship with music - even by playing, teaching or researching -, culminating in professionalization through teaching in the area.
Palavras-chave: Educação musical
Formação musical
Música - Formação profissional
Professores de música - Experiências
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27713
Data do documento: 10-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HHCP30062023.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons